quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Prazo de Validade


Já faz uns quinhentos anos que ouvi o Jô Soares falando sobre o prazo de validade impresso nas embalagens.
A questão que se apresentava era a seguinte, se está escrito que a validade é 27/01/2011, o prazo se esgota faltando um minuto para o dia 27, ou se esgota faltando um minuto para o dia 28, uma dúvida cruel, quase sem resposta, engraçadinho, admito, uma daquelas piadas tão bobinha e que ficou na minha cabeça, lembro toda vez que me deparo com um iogurte idoso na minha geladeira, um fermento biológico fazendo aniversário.
Lembrei disso hoje, o prazo de validade das férias escolares já expirou e as aulas ainda não começaram.
Não pense, caro leitor, amiga leitora, que sou uma mãe desnaturada, muito pelo contrário, sou uma mãe zelosa e firme, devota da Santa Paciência, sabe?
Eu sou uma mãe com prazo de validade, quando as crianças eram pequenas eu fazia questão que todo mundo fosse para cama cedo, às nove horas, o mais tardar, eu precisava de um tempo para exercer minhas funções de mulher, conversar e namorar fazem parte da vida de uma mãe, nunca tive dúvida quanto à rotina das crianças, dormir cedo, acordar cedo, comer nas horas certas, sair para brincar, ir para a escola, fazer lição ( apesar das minhas questões com a lição-de-casa, mas isso é pelo lado profissional), comigo não tem moleza, não.
Agora que são todos grandes, nas férias, as coisas ficam mais soltas, eles acordam um pouco mais tarde, não tem hora para dormir, passeiam, conversam bastante, às vezes umas faíscas voam de lá prá cá, tudo na naturalidade da relação dos irmãos.
O caso sou eu, a mãe, já estou cansada dessa folga toda, falta aquela pegada mais nervosa do horário apertado, das obrigações escolares, os trabalhos e as provas, tudo que faz a molecada ficar ligada! Adoro essa mobilização, sem isso tudo fica fácil demais.
Eu gosto de férias, quando elas começam, quando elas terminam!
Acho que minha paciência é como os laticínios, tem prazo de validade curto, por isso, a variação de atividades e rotina são tão saudáveis para mim!
Agora é hora de voltar ao velho ritmo!

2 comentários:

Dinorah disse...

Paola, Como te entendo! e Hilda que está aqui do meu lado também acha a mesma coisa - pergunte a ela por que tira férias e vem para a "Marambaia" - é para renovar o prazo de validade e enfrentar tudo de novo.
Um beijo, boa sorte.

Paola disse...

Ainda bem que você e a Hilda me entendem, às vezes me sinto uma ET!
Bj
PAola