quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Afogados

Aqui no Brasil o verão é tempo de chuva, muita chuva, sempre foi assim. Já escrevi sobre chuvas e tragédias...
Verão em São Paulo, certeza de inundações, alagamentos e muitos prejuízos.
Se isso fosse uma novidade alguém poderia se assustar, mas não é, não.
São Paulo foi fundada nesse lugar por uma razão muito simples, quando os jesuítas chegaram no planalto de Piratininga o rio Tamanduateí estava cheio, não dava para atravessar, os padres que não tinham onde dormir, armaram um acampamento, foram ficando, fizeram um barrracão, começaram a catequizar os índios, acabaram fundando, no barracão, uma igreja, uma escola...
São Paulo foi fundada por causa da inundação....depois com o desenvolvimento desenfreado a impermeabilização do solo a coisa só piorou, muito.
Os prefeitos até fizeram algum investimento, mas são obras que não dão voto, ficam enterradas no chão, eles gostam mesmo de ponte, túnel... essas coisas mais chamativas.
Estava assistindo o noticiário e vi a cidade que virou mar, a noite de segunda-feira foi uma noite de horrores, mas não foi a primeira, ano passado, em Dezembro os moradores do Jardim Pantanal amargaram semanas até que as águas baixassem.
Em 2004, Martha Suplicy foi fazer uma visita às vítimas de um alagamento, a dona da casa quase saiu no tapa com a prefeita,
O pessoal das redondezas do rio Pirajuçara, ainda se apavorava com qualquer respingo.
Na maior cidade do Hemisfério Sul, muitas pessoas desmarcam seus compromissos quando existe a possibilidade de chuva.
Nesse momento estou pensando seriamente se vou mesmo até o centro da cidade hoje, o céu cinzento e as rajadas de vento, tudo leva a crer que vai cair um toró daqueles!
Esse é o preço do desenvolvimento?
Como transformar isso tudo?
Agora, não tem mais jeito, todos temos que nos responsabilizar, não dá mais para uns ficarem jogando a culpa nos outros.
Ontem, no meio daquele caos, a cidade tomado de água, o Prefeito, talvez num momento de distração, culpa as chuvas e também os "maus-cidadãos", diz que os bueiros foram limpos e os piscinões estão dando conta do recado...
Quanto às chuvas, foram fortes mesmo.
Quanto aos bueiros, eu não sei, mas ano passado, a caos foi igual.
Quanto aos "maus-cidadãos", é muita cara-de-pau, hein? Jogar a responsabilidade, assim, descaradamente, nos moradores, a cidade estaria mais limpa e organizada, caso não existissem os "maus-cidadãos" do Prefeito?
Apesar de todo desenvolvimento a cidade ainda não é totalmente atendida pela coleta de lixo, a rede de esgoto ainda não serve toda a cidade.
Estamos numa sinuca de bico, e agora?

2 comentários:

Mima Badan disse...

Paola,

vim retribuir a visita que você fez ao meu recanto... apareça sempre e guarde um lugar que aparecerei sempre.

Adorei seu blog e, é claro... vou segui-la...

Beijo

Paola disse...

Bemvinda, Mima!
Sempredou uma espiadinha no seu!
beijo
Paola