sábado, 28 de agosto de 2010

Passeios mentais


Hoje eu ia escrever sobre minha mais nova experiência culinária, a substituição do velho e seguro recheio de presunto e queijo da pizza enrolada por um quatro queijos caprichado, ficou uma delícia!
Acho que nunca contei, o caso é que minha mãe, quando éramos pequenos, e passávamos TODOS os finais de semana, feriados e férias lá em Atibaia, se acostumou, nos sábados à noite fazer pizza enrolada, a razão é muito óbvia, pizza enrolada é o melhor cardápio para lanches noturnos, na mesma fornada sai pizza suficiente para alimentar um batalhão... eu também sou adepta, assim dá para todo mundo comer junto.
O recheio tradicional é de presunto e queijo, temperado com tomate, orégano e azeite, já introduzi, faz tempo, o sabor calabresa com cebola.
Todo mundo adora a tal da pizza, mas aconteceu que quando eu fui postar as fotos do meu quitute lá no Facebook, para deixar minhas irmãs com água na boca, e minha mãe orgulhosa da filha que além de todos as outras qualidades também é super talentosa na cozinha, me deparei com algo muito curioso.
O Facebook, que é um aplicativo(?) muito inteligente, sugere alguns nomes como possíveis amigos, não sei como isso acontece, mas o próprio programa vai pesquisando nos seus amigos, nomes de outros amigos e mandando sugestões do tipo: esse e outros tantos amigos conhecem essa pessoa, talvez você o conheça e queira adicioná-lo à sua lista de amigos.
Apareceu um nome que eu conheço, cliquei para ver a foto... a pessoa está uns trinta anos mais velha que o último registro que tenho dela, vai ver por que faz exatos trinta anos que não tenho notícias, dã!
Eu não tenho notícias há trinta anos, mas a pessoa se relaciona com pessoas com as quais eu convivo.... e não são as mesmas pessoas com as quais convivíamos há trinta anos, acho tão interessante...
Se você quiser fazer a pizza enrolda a receita está aqui,

Pizza Enrolada

2 tabletes de fermento biológico
1 colher de sobremesa de açucar
1 colher de chá de sal
Dissolver o fermento com o sal e o açucar até que fique líquido.

300 gramas de farinha de trigo
1 copo de água
1/3 copo de leite
1 pitada de sal
Misturar a farinha, o sal, a água , o leite e o fermento dissolvido.
Acrescentar farinha caso seja nescessário.
Amassar até qie solte das mãos.
Sovar um pouco.
Dividir a massa em duas partes, formar duas bolotas, cobrir e deixar crescendo
até que a massa dobre de tamanho.

Enquanto a massa cresce
Picar 2 tomates e temperar com azeite, sal e orégano.

Untar uma assadeira retangular grande com óleo e enfarinhar

Abrir a massa em uma superfície enfarinhada,
Espalhar a metade do tomate sobre a massa
cobrir com presunto fatiado e queiji prato
enrolar a massa como um rocambole.
Repetir a operação com a outra parte.
Colocar as pizzas na assadeira, pincelar ovo batido e assar em forno quente por uns 40 minutos.

Bom apetite!

3 comentários:

Patricia Daltro disse...

Nossa, que delicia, vou tentar essa receita aqui em casa. Não só pelo prazer de comer algo gostoso, mas também para tentar viver essa experiência de união familiar em torno de um prato.

Daniela Santos-Hansen disse...

Chegeui aqui por acaso e já pensava em pedir a receite qdo comecei a ler o post.. hmmm isso parece realmente bom. Vou testar!

Qto ao FB, é interessante mesmo ver como reencontramos pessoas que nem imaginávamos poder ter contato de novo. Eu adoro! Bjo

Paola disse...

Meninas,
Aproveitem essa receita é muito boa, fácil e cai bem em muitas ocasiões... de pic-nic a festas "meninos levam a bebida e meninas a comida!...
Sei lá pra tudo vai bem!
Façam e depois me contem!
bj
PAola