sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A agenda da Matilde



- Adelaide, vou vai comigo até o centro da cidade?
- Claro que vou, estou mesmo precisando repor o estoque de cremes... não sei o que aconteceu, mas meus cremes sumiram nesse final de ano!
- Que bom, pedi pro Lorival me levar, mas sabe como ele é, tão sossegado que me dá agonia!
- Quer ir agora?
- Acho bom! O ano começou e eu ainda não comprei minha agenda!
- Por que tanta pressa? Você tem tantos compromissos assim?
- É que eu gosto de marcar tudo na agenda!
- Tudo? Como assim, tudo?
-Tudo é tudo, as coisas que eu faço.
- Eu não entendi que tipo de coisas que você considera tudo?
- Tudo é tudo, a hora que eu acordo, as coisas que eu cozinho, onde eu vou, com quem falo, às vezes, até o teor das conversas. Tudo!
- Mas com qual finalidade você faz isso?
-Para não esquecer!
- Mas Matildinha, para que você precisa lembrar de tanta coisa?
- Sabe, Adelaide,uma vez, depois de um dia exaustivo, conversando com o Lorival não conseguia lembrar o que eu tinha almoçado, aquilo me deu uma agonia, desde então passei a escrever tudo!
- Isso ajuda?
- Claro que sim! Me faz perceber que minha vida não é um vazio, assim não esqueço das coisas! Você sabe que dia que nós fomos naquela exposição dos espelhos?
- O dia eu não sei, só sei que foi mais ou menos na metade de setembro!
- E você me acha maluca! Foi no dia 12 de novembro! Lembra que era feriado da República!
- Puxa é mesmo! Como você sabe?
- Por que eu lembro, eu escrevi! Se você fizesse isso saberia que seus cremes não sumiram, você usou, nunca vi você com tanta cliente encavalada! Outro dia eu li um artigo sobre memória que dizia com todas as letras que a gente deve sempre fazer registros, que não pode deixar a cabeça se acostumar com a rotina, dizia que rotina só é bom para o esquecimento, é péssimo para a memória, a cabeça da gente não pode se acostumar e ainda é preciso sempre ter um final interessante, eu faço isso faz tempo!
- Quem diria, hein, Matilde, eu que já ia começar a te azucrinar por causa dessa agenda, acho também vou comprar uma para mim!
- Vou passar um batom e a gente já vai!

Nenhum comentário: