quinta-feira, 14 de julho de 2011

Redes Sociais

Apesar de ter nascido muitos anos antes da era dos computadores pessoais (porquê quando eu nasci eles já existiam) em algum momento fui "picada"pelo bichinho virtual. 
Em 1992, quando comecei a usar s recursos tecnológicos em sala de aula eu não imaginava que o desenvolvimento seria tamanho em tão pouco  tempo.
Nessa época assisti uma palestra do Prof Lito, que nos apresentava um quadro que na realidade foi ultrapassado em poucos anos, ele dizia que em pouco tempo os alunos usariam disquetes, as aulas estariam todas nele! Disquete? Hoje os alunos usam Internet, os professores mandam tarefas pelo e-mail, os alunos publicam os trabalhos num blog da classe, muito mais moderno.
Pois é, mas Internet também tem seu lado social, os sites de relacionamento vieram para mudar alguns paradigmas das relações humanas.
Desde que o tal do Orkut começou, me dediquei a procurar amigos da escola, alunos, colegas de trabalho, parentes distantes e próximos, por conta dessa ferramenta já estive em diversas festas e encontros que foram combinados por um desses sites.
Às vezes, quando quero falar com alguém e não tem muita urgência mando recados pelo Facebook, se for alguma coisa mais formal, pelo e-mail.
O Facebook é um site que adora aproximar pessoas, ele é espertinho, ele vai encontrando pessoas com amigos em comum e ai ele manda uma mensagem" pessoas que você talvez conheça", isso é uma coisa muito interessante, há pessoas com milhares de amigos em comum que eu, absolutamente não conheço, há amigos que tem amigos em comum de um mesmo meio, todos os amigos em comum são ex-alunos de uma determinada escola, funcionários de determinada empresa, mas há uma categoria diversa, há pessoas que nem são assim tão próximas que tem um círculo de amigos muito semelhante ao meu, é amigo de pessoas de todos os círculos.
Eu já sabia, mas sempre esqueço, quem é simpático na vida real é simpático na virtualidade, quem é arrogante, arrogante é, aqui ou ali, não importa.
Antes da Internet a gente perdia o contato com as pessoas, a vida afasta mesmo, mas vira e mexe a gente encontrava alguém  importante em algum momento da vida, na escola, no trabalho, enfim gente que importou na sua vida.
Uma vez, eu fiquei muito constrangida, estávamos na casa do meu primo lá na montanha, uma casinha linda, com porta de estrebaria e telhado de sapé, uma atração, maior capricho, era inauguração, a família toda fazendo a maior festa enquanto preparávamos o jantar de inauguração, de repente toca o sino ( a campainha era um sino) eu fui atender... a pessoa que bateu a porta veio para conhecer a casa,  sabe aquela coisa de lugar pequeno? A vizinha vai se apresentar, conhecer os novos vizinho, no caso ela  só queria ver a casa por dentro, a fulana foi a minha melhor amiga no primário todo, quando eu abri a porta na hora eu reconheci e , claro, fiz a maior festa, a sonsa teve o desplante de dizer que não lembrava de mim, fiquei com aquela cara de tacho, fiquei sem ação, minha mãe tentou fazê-la lembrar, mas sabe como é, tem gente que é assim, minha tia, do time das minhas maiores protetora, quando viu que a paspalha queria entrar disse para ela que não dava para atendê-la pois estávamos muuuuuuito ocupadas.
Quando a figura foi embora, as três, minha mãe, minha tia e minha irmã me deram aquela bronca, disseram que eu sou muito efusiva(sou), que eu não deveria fazer aquilo nunca mais! (nunca mais?) Tá bom, fazer o que, né?
Meses depois, estava com minha irmã, minha mãe e as crianças no shoping, sempre na maior festa,  a gente é festeira mesmo, de repente a gente viu uma moça, e reconhecemos, claro, a melhor amiga da minha irmã na escola toda! Adivinhem! A fulana disse que não reconheceu e nem lembrava da minha irmã! Absurdo, as duas estudaram na mesma classe por mais de dez anos! Todas as artes elas fizeram juntas.
Naquele dia, minha irmã com cara de tacho percebeu como é chato esse tipo de fora, desde então a gente ficou controlada, só damos gritinhos de alegria se o outro gritar antes!
Nos sites de relacionamento a coisa é identica,  só que ninguém vê a nossa cara de espanto, aconteceu comigo, uma fulana com quem eu estudei a vida toda, que tem muitos amigos em comum me mandou uma mensagem dizendo não ter certeza de me conhecer! Pois é não me conhece, nesses casos não faço questão nem de resposta, coisa chata, viu! 
O bom é que no mundo há muito mais gente simpática e delicada que gente arrogante!

Pronto passou!

Nenhum comentário: