quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Primo Rico e Primo Pobre


Alguém veio procurar, aqui uma receita de risoto, eu sei pois eu inscrevi o Blog num site de "controle", às vezes eu dou uma olhadinha para saber quantos são, de onde são, e o que procuram.
Eu nunca postei a minha sensacional receita de risoto prático nesse espaço, como tudo que eu faço não pode ser complicado.
Sou casada há mais de vinte anos e o maridão sempre pediu para que eu fizesse risoto para ele, eu fiz, só que não era aquilo que ele queria, ele queria o risoto que faziam lá na casa dele, para mim, o famigerado "Arroz de Forno", receita que eu tenho preconceito, nunca fiz.
Não sabia que fazer para o jantar, queria agradar, estava arrumando meus livros de receita, encontrei, num deles, uma página marcada, era uma receita de "Arroz de Forno", achei tão mixuruca, ai resolvi fazer diferente do sugerido, fiz, inventei um método maravilhoso de fazer a receita, toda incrementada, uma delícia, nada parecido com aquela receita que eu não gosto, quando coloquei o arroz no forno, resolvi dar uma espiada no facebook, havia, perceba meu caro leitor, um convite de amizade pendente.
Com sua licença, aqui é o lugar de uma palavrão, "putaquepariu!", a história é assim, veja só!
Lembrei, então, das férias em Atibaia, era lá que eu comia "Arroz de Forno", uma mãe de outros cinco filhos, vira e mexe juntava todo mundo para almoçar lá, ela era professora de culinária e sempre ensinava para as amigas uns segredinhos básicos, umas receitas sensacionais, o livro de receitas da minha mãe está cheio de receitas da Mara, nós sabemos pois minha mãe costuma, ao lado do nome da receita, colocar entre parênteses, o nome da "dona da receita".
Nem lembrava disso, a cabeça da gente é uma coisa muito inteligente, era um convite dessa minha amiga, a filha da Mara! Lembrei, imediatamente do gosto do "Arroz de Forno" da Mara, lembrei dela explicando para minha mãe como era fácil aquela receita. Eu fiz a receita da Mara! Então quer dizer que a receita que eu achei que tinha inventado não é de minha própria autoria? Estava guardada há mais de 40 anos sei lá onde! Fiquei emocionada!


Risoto

Ingredientes
1 xícara de arroz arbório
1 colher (sobremesa) açafrão(não é essencial)
1 xícara de caldo de galinha (vale aquele feito com o tablete)
150 gramas de champignons fatiados
80 gramas de manteiga
sal
salsinha picada
1 cebola pequena picada
1 cálice de vinho tinto
queijo ralado
(champignons podem ser substituídos por camarões, por abobrinha, por alcachofra, conforme o gosto do freguês.)
Preparo
Refogar a cebola em metade da manteiga, juntar o arroz e fritar mexendo sempre.
Acrescentar os champignons (ou o sabor da sua escolha), sal, açafrão e o vinho, deixar evaporar o líquido sem mexer.
Acrescentar o caldo de galinha (ou tablete, nesse caso dissolvido) deixar cozinhar por vinte minutos, acrescente água caso seja necessário ( se o arroz ainda não estiver no ponto e a água estiver secando). Desligar o fogo e deixar descansar.
Colocar a manteiga restante e polvilhar queijo ralado, e a salsinha


Arroz de Forno

Ingredientes
Arroz cozido
molho de tomate
1 pedaço de frango
Cebola picada
Óleo
Alho
Alho-porró
milho verde em conserva
ervilha em conserva
palmito picado
queijo
queijo-ralado
Preparo
Frite o frango, quando estiver pronto retire e desfie, reserve.
Nessa panela refogue a cebola, o alho e o alho-porró
junte o frango, o milho, a ervilha o palmito, junte o molho de tomate
acrescente o arroz, desligue o fogo e acrescente uns pedaços de quijo... arrume num pirex, polvilhe o queijo ralado.
Gratine e sirva!
Pronto!
E é assim que a gente agrada o maridão e de quebra os leitores do Blog!

Um comentário:

Dinorah disse...

Paola, são quase 6 da tarde, estou voltando de um dia de praia. Adivinha se não estou salivando ao ler esta receita? Nooossa! Deve ficar uma delícia!
Obrigada