segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dieta coletiva - Peixe com molho de Alcaparras

Hoje é dia de publicar uma receita para o "Dieta Coletiva", vou fazer isso.
Ontem escrevi sobre a mudança radical do meu pai, ele foi determinado e atingiu seu objetivo, importante considerar que ele tinha trinta anos e nessa idade, perder peso não é a coisa mais difícil do mundo, com um pouquinho de esforço, qualquer um chega lá. Não tenho certeza, mas acho que homens perdem peso mais facilmente que mulheres, principalmente das mulheres em processo de menopausa, esse ie e vir é uma coisa que prejudica o equilíbrio da humana! Além do inchaço, o intestino fica preguiçoso etc e tal!
A boa notícia é que NÃO existe milagre, não há, de maneira nenhuma, a possibilidade de emagrecer sem abrir mão de certas coisas, sem mudança de hábitos, além disso não adianta buscar "curas" mirabolantes a recita é uma só, todo mundo conhece, REDUÇÃO ALIMENTAR+EXERCÍCIOS! Se o caso for de algum descontrole, existem os universitários, aqueles já formados pela faculdade, sabe? Os endogrinologistas, nutricionistas, essas pessoas com especialização!
Fácil? Ninguém está dizendo que seja fácil, mas existe uma tendência de buscar soluções mágicas, assim como nos contos de fadas, que tudo se resolve com um passe da varinha de condão, não acredite nas soluções fáceis demais.
Em alguns casos a solução é visível, alguém que come uma caixa de bombom todos os dias, depois do jantar, parando de comer esses bombons, vai emagrecer, rapidamente, mas para a maioria a solução não é tão escandalosa assim, temos que rever nossos hábitos, como comemos, quando e porquê, apesar de sabermos que a comida não resolve os problemas.
Além disso é preciso aprender a lidar com uma questão importante, o cardápio, quem precisa emagrecer, normalmente é alguém bom de garfo, que sente prazem em comer, por isso precisa continuar sentindo prazer em comer, diferente do tabagismo, que simplesmente vai deixar de existir na vida do fumante, a comida não vai deixar de existir em quem quer perder peso, a comida precisa ser bonita, atrativa e saciar (para mim essa coisa de shake é para engordar, quando eu tomo essas gororobas eu fico com mais fome e ataco o que vir pela frente!).
Quem quer perder peso precisa aprender a lidar com a comida, aprender apreciar, não devorar, aprender a lidar com a compulsão, aprender a perguntar para o estômago se é fome que está sentindo! Entender o lugar da comida na sua vida.
Minha melhor dica é, mudar a maneira de fazer a comida, além disso procure fazer uma comida colorida e saborosa, nem tudo que é gostoso engorda.
Com certeza a obesidade é o mal do século, nunca tivemos tanta comida ao alcance da mão, precisamos aprender a lidar com issso!
Essa receita é uma delícia, fácil de fazer e gostosa de comer!
Perceba que 1 colher de sopa de manteiga vai saborizar 4 filés de peixe, portanto cada filé vai ficar com 1 quarto de colher manteiga, para uma refeição gostosa assim, acho que é razoável!


Peixe com molho de Alcaparras
Ingredientes
4 filés de peixe
limão
pimenta do reino
sal
pimenta
Modo de preparar
Tempere os filés de peixe com limão, sal, pimenta do reino, deixe descansar.
Unte um pirex com azeite, arrume os filés e coloque no forno para assar.
Regue o tempero no peixe enquanto assa.


Molho de Alcaparra
50 g Alcaparras ( você escolhe como quer as alcaparras... espremidas, cortadas ou inteiras)
3 colheres (sopa) salsinha
sal
pimenta
1 colher (sopa) manteiga

Modo de preparar

Numa panela pequena amoleça a manteiga,
junte os outros ingredientes e mexa até que a manteiga esteja totalmente derretida.
Sirva sobre o peixe.
Bom apetite!

Nenhum comentário: