domingo, 23 de janeiro de 2011

Receita Infalível

Meu pai emagreceu 40 quilos em 6 meses, isso mesmo, eu já contei essa história? Tenho a sensação de já ter escrito isso, se escrevi, não encontrei!
A dieta infalível que ele inventou - nunca soube de médico, nutricionista ou qualquer outro tipo de ajuda externa, além do apoio incondicional da minha mãe - consistia numa dieta de uma simplicidade espartana. A base da dieta era uma sopa de soja, que ele tomava todo dia, um prato de manhã, no desjejum, e outro na hora do jantar, além disso, depois da sopa ele também comia um bife e um prato de salada, na hora do almoço ele tomava um pote de coalhada.
Ele passou a ir a pé de casa até o trabalho, trajeto de seis quilômetros, emagreceu a olhos vistos, nunca mais engordou.
Nós fomos criados a base de sopa de soja, minha mãe fazia a sopa todo dia e nós tomávamos, pelo menos um prato no jantar.
A ideia da sopa de soja é ótima, afinal é substanciosa e nutritiva.
Anos depois passei a fazer minhas próprias dietas, algumas necessárias, outras nem tanto, algumas mais pirotécnicas, outras menos escandalosas.
Já casada, foi necessário tomar providências algumas vezes.
Uma coisa eu descobri, na verdade tão importante quanto a comida que comemos é o tamanho do prato que encaramos, além da receita é preciso, também manerar a quantidade, de tudo!
De maneira geral, aqui em casa eu uso pouquíssimo óleo e sal.
Por razões práticas, aboli as frituras, detesto limpar cozinha empestiada de óleo, portanto, se for possível vai para o forno, caso contrário não faço!


2 comentários:

Dinorah disse...

Paola,
Que maravilha o emagrecimento de seu pai - eu ando precisando tomar jeito - com relação as sopas, são minhas preferidas. Assim que minhas visitas forem embora vou fazer um "período de sopas" pra ver se diminuo, um pouco, pelo menos, tudo o que engordei... Ai, ai, lá vamos nós outra vez. Com relação as frituras, meu marido adora uma, já eu, detesto a lambança, também faço tudo no forni.
um beijo

Paola disse...

Eu tb gosto de sopas, acho prático!
Meu pai é muito sistemático e orgulhoso - até hoje eu se cuida!
Ele gosta de ser magro e assim se mantém, eu tb gosto, mas essa menopausa me pegou de jeito, mas eu continuo lutando!