segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pudim de Castanhas


Estou atrasadíssima, mil e um motivos me afastaram do Blog, nada de mais, nada de menos, apenas a correria do final de ano.
O Natal é uma data especial para todo mundo, cada um tem seu costume, sua tradição.
Tem quem faça peru, chester ou pernil, tem o pessoal da rabanada e do tender, minha mãe, dessa vez aderiu ao bacalhau, e distribuiu tarefas, cada filha ficou responsável por uma sobremesa, que para nós, é o que interessa!
Foi preciso dar uma editada no cardápio de sobremesas, excluíndo, definitivamente de nossa tradição o turdilhe e o crustoli, que são uma delícia, mas inviáveis de se fazer, afinal não é recomendado doces feitos a partir de massa frita? Nem por um decreto!
Fiquei com o Pudim de Castanhas, o meu preferido! (Constatei definitivamente, passo o ano esperando o Natal só para comer o pudim de castanhas!)
Tudo começa com 750 gramas de castanhas portuguesas que devem ser cozidas e descascadas.
Minha avó fazia a maior propaganda desse doce, dizia que guardava a receita no cofre... coisa que é possível discutir, afinal ela tinha mania de copiar os cadernos de receita, quando ela morreu comecei a copiar as que eu mais gostava, eram milhares de livros, no final descobri, todos iguais, eles iam ficando velhos e ela ia copiando.... aliás, com a contribuição das netas, fazia parte, toda vez que íamos na casa da minha avó, ela pedia que copiassemos pelo menos uma receita.
No dia do Natal, na hora da sobremesa, pude confirmar minha preferência, o Pudim de Castanhas é minha sobremesa preferida e predileta de todas, nada supera a textura, o sabor, os contrastes de tal iguaria.

Pudim de Castanhas
450 gramas de castanhas cozidas e descascadas e passadas na peneira (fica como uma farinha)
2 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de leite
2 xícaras de açucar
100 gramas de passas claras sem caroço hidratadas
Colocar numa panela e cozinhar até que apareça o fundo, reservar, até esfriar.

Bater 6 claras em neve, e reservar

Creme
125 gramas de manteiga
2xícaras de açucar
6 gemas,
Bater a manteiga com o açucar até que fique um creme claro, acrescentar, uma a uma as gemas e continuar batendo até que esteja na consistência de um creme.

Quando a massa de castanhas estiver fria, juntar ao creme de gemas, por fim acrescentar, delicadamente as claras em neve.
Colocar na assadeira de buraco untada e enfarinhada com farinha de rosca.
Cozinhar em banho-maria por 45 minutos, depois assar em banho-maria por mais 15 minutos.

Geléia de Damasco
Cozinhar 100 gramas de damascos
Passar no liquidificador
Cozinhar com uma xícara de açúcar.

Enfeitar com a geléia de damasco e amêndoas torradas e moídas.

No dia seguinte, havia sobrado uma travessa de bacalhau... um pouco de quindão , um pouco de merengadae nenhum cisco de Pudim de Castanhas, ninguém assume, mas é o preferido da maioria da família!
Vou ficar devendo uma foto de tal delícia pronta... não deu tempo de fotografar!

Nenhum comentário: