sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Aventuras em São Paulo - Capital

Vai chegando o final do ano e a gente lembra que tem um monte de coisas para fazer, coisas urgentes, inadiáveis.
Já estava combinado, iríamos, minha mãe e eu ao Mercadão, o cardápio do Natal não pode esperar. Os ingredientes de lá são sempre mais suculentos.
Para que tudo saia a contento, minha mãe, esse ano, solicitou a colaboração das filhas e noras, ela faz o bacalhau, o arroz e nós os aperitivos e sobremesas... fiquei com o famigerado e delicioso, pudim de castanha, a minha preferida e predileta do Natal.
O dia amanheceu chuvoso, o moleque, que havia combinado com os amigos um futebol, me escalou para levá-lo até a casa do amigo, logo ali, lá pros lados da Granja... com uma profunda respirada, sou capaz de planejar todo o percurso, estava resolvido, levo o moleque, volto, como alguma coisa, vou dar uma carona para a filha-que-já-pode-vatar, a caçula vai comigo, passo na casa de uma amiga que queria comprar alguma coisa no Mercadão, deixo a f-q-j-p-v no meio do caminho, recolho minha mãe na outra esquina.
Que caminho faremos? Subir a Rebouças, pegar a Nove de Julho? Por falta de ideias vou pela Rebouças e Consolação, até que o trânsito estava bom, mas essa não foi a melhor opção... enfim, depois de dois ou três pedidos de orientação, recebidas umas cantadas (que me fez um bem louco!), chegamos, havia uma vaga de "presidência" à nossa espera.
O Mercadão continua lindo!
Já estava tarde, muitas barracas de frutas, peixes e outras coisas frescas já haviam fechado, isso não nos afetaria em nada.
Feitas as compras decidimos provar uma das iguarias mais famosas do Mercadão, o bolinho de bacalhau, que é uma delícia, um tanto indigesto para quem não está acostumado com fritura, mas uma delícia.
O lugar é lindo, a construção é de um capricho que chega a ser inexplicável, as colunas, as vigas, os vitrais, contam a história de uma cidade em plena expansão.
Antes de voltar para casa, ainda demos uma passada no Castelinho para dar um "oi" para o pessoal.
A chuva castigou a cidade, demoramos um tempão para chegar de volta em casa, uma loucura, mas valeu a pena, adoro passear no Mercadão.

Nenhum comentário: