segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Errata

Escrevi, outro dia, que a foto do grupo de sapateiros eram os funcionários do meu nono Beppe, na fábrica de chuteiras, mas essa não é uma informação verdadeira. Ontem, encontramos outro álbum da minha tia-avó, nele, há uma foto igual, mas nela há uma data, 1886, ou seja, a foto foi tirada uma ano antes do nono nascer, provavelmente o senhor com o livro na mão seja o pai, ou quem sabe um irmão dele.
Os álbuns foram muito bem guardados, estão preservados, pena o tempo ter apagado as informações, quando aconteceu, quem são essas pessoas.
Ainda é possível reconhecer alguns personagens, no entanto, há outros detalhes que não são possíveis mais resgatar.
Nesse álbum, encontrei algumas coisas muito interessantes, o grupo, todo faceiro em viagem ao litoral, em 1929... fico imaginando, não era um passeio ou uma viagem, era uma verdadeira aventura, qual será a velocidade que o veículo desenvolvia na serra?
Será que todos vieram juntos, no mesmo carro? São seis na foto, mais o fotógrafo!
São imagens que vêm ilustrar histórias que ouvíamos muitas vezes, contadas por minha avó, pelo pai dela, o nono Beppe.
De todas as fotos que encontrei, uma em especial, me chamou atenção, é o grupo de moças na piscina do clube, a garota em pé, à esquerda, de maio e cinto é minha avó, aquela que saltava da plataforma de dez metros, sentada, à direita é a tia Elza, a dona do álbum.
Quando escrevi sobre a mocidade da minha avó eu não sabia da existência de tais preciosidades! lá as imagens são de pesquisa na Internet.
Observando essas fotos, entendo a lembrança que tenho do meu bisavô, homem alto e forte, na foto do grupo em pé, é possível averiguar o tamanho dele, é perceptível.
Fico contente em poder ir, aos poucos resgatando um pouco das lembranças, antes passadas de boca em boca, através das gerações.

6 comentários:

KS Nei disse...

Massa! E tem gente que não guarda fotos antigas porque são antigas!

Paola disse...

Eu fico louca com essas coisas!
Adoro fotos antigas... elas falam!

Le disse...

Eu sempre digo, que por causa da evolucao tecnologica, as futuras geracoes terao muito mais ifnormacao sobre o seu passado. Adoro fotos antigas e saber das historias da minha familia. Beijos

Cruela Veneno da Silva disse...

a foto do carro é linda linda linda

Mauricio Silva disse...

Paola, sugiro você ampliar mais as fotos. Você escaneou ou fotografou esse material. Acho que será útil também recuperar as legendas originais como datas e lugares, informar as dimensões reais das fotografias. Vou ver se descubro alguma informação sobre a velocidade desses carros, pois na velha estrada creio que era liberado.

Paola disse...

Ale,
Essas fotos foram simplesmente fotografadas... preciso mesmo escaneá-las!
Paola