quinta-feira, 13 de maio de 2010

Brincar é coisa séria


Esses dias recebi da Aliança pela Infância um email pedindo que eu assinasse uma petição contra uma projeto de lei que propõe o Ensino Fundamental para crianças de cinco anos!
Mais que depressa eu assinei, repassei o email para meus contatos, publiquei no Facebook o meu pedido... na verdade me senti afrontada, e aqui é o lugar para eu explicar o que penso sobre isso.
Eu poderia começar a contar a História da Educação das crianças da primeira infância no mundo, mas posso dar uma boa reduzida, apenas lembrando que Mário de Andrade, é esse mesmo, o escritor de "O Peru de Natal", o professor de piano da minha avó, no em 1935 propôs um espaço de educação pública, não escolar para crianças de 3 a 6 anos, filhas das classe operárias de São Paulo, de lá prá cá muita coisa mudou, mas uma coisa continua igual, criança tem que brincar, criança aprende, se desenvolve brincando.
Essa ideia de adiantar o processo para ganhar tempo é tão ultrapassada que nem merece atenção.
A questão é política, claro, quais os interesses verdadeiros por trás dessa proposta? Quem ganha? Quanto? Pois é essa é mais uma manobra para alguém desviar dinheiro público impunemente.

Nenhum comentário: