domingo, 10 de maio de 2009

Domingão no Museu

Depois da chuva, pleno Domingão, fomos visitar o Instituto Tomie Otake.
Vimos três exposições, Sergio Romagnolo, Roberto Magalhães e gravuras de Tomie Otake.
Ver esse fusca, tamanho natural, embrulhado em plástico, de cabeça para baixo, de Sergio Romagnolo, é inusitado, assim como as outras esculturas feitas da mesma maneira, há o "Violão com pantufa", "Bateria com pantufa", os "Profetas" e os simpáticos calçados, o mesmo artista, apresenta uma série de quadros, imagens sobrepostas, "A Feiticeira", em cenas do seriado, cores pastéis, sensação de distorção.
Roberto Magalhães, com uma pintura "abstrata concreta" - invenção minha. para tentar explicar o que vi - propõe máquinas malucas de distribuir vermelho, sondas do estado de espírito. É uma mostra divertida, muitos trabalhos me lembraram desenhos de alunos pequenos, que gostam de desenhar máquinas de transformações inimagináveis.
E Tomie Ohtake, com uma série de gravuras consistentes, maduras.
Mais uma vez, volto da visita ao Museu recarregada, alimentada, com uma sensação de encantamento que me preenche.

2 comentários:

Camila disse...

noooossa, adooor uma expo no domingo de tarde... tudibom!

Patricia Daltro disse...

Nossa, hoje é a minha vez de dizer, você escreveu pensando em mim? Não poderia descrever melhor o momento pelo qual estou passando! Perfeito.

Eu tenho um nome, e um mantra meio louco para esses momentos, chamo de "andar em nuvens de tempestade", quente, pegajosas e ao mesmo tempo, sabendo que qualquer movimento em falso, despertarei tempestades de raios e trovões.

O mantra que pratico nessas horas é um poema entendido de maneira errada e que achei mais bonito do que o original, rs: É mais fácil ancorar um navio no espaço. O certo seria é mais difícil, mas quer saber, quando a coisa chega a esse nível, fica mais fácil mesmo.

Quero te mandar um e-mail imenso sobre todas as coisas que você tem comentado. Não sei se percebeu, mas tenho buscado te responder.
Deixa eu sair do meio das nuvens e te escrevo o e-mail. bjs