sexta-feira, 17 de abril de 2009

O Maior dos Contos do Vigário

Desde sempre, aqui no Brasil, o desejo primeiro, da maior parte da população, é a escritura da casa própria. Todo mundo quer, todo mundo quer se livrar do aluguel, todo mundo quer um chão para chamar de seu.
Nosso digníssimo presidente de nossa maravilhosa república, desde que foi elogiado pelo Obama, está que não se aguenta, quando chegou no Brasil, todo faceiro, ao dar de cara com o primeiro microfone que lhe puseram na cara, começou a falar, não é que sem pensar ele diz que o governo vai investir 34 montanhas de dinheiro num projeto de construção de um milhão de casas populares! Uau, hein? Prazo? Regras? Quem pode? E quem não pode? Ah, quantas perguntas sem importância! Ele não sabe nada, nada, mas divulgou que os futuros mutuário deveriam se inscrever nas prefeituras ou nas agências da Caixa Toda Econômica Poderosa Federal.
As notícias são amplamente divulgadas, o discurso da turma do presidente é repetido uma, duas, mil vezes, e não é que a população acredita? Acredita, vai até a prefeitura, não, não é aqui, não senhor, é na Caixa. Então na porta das agências da Caixa, a partir das quatro, quatro da madrugada começa a se formar uma fila, bem parecida com aquelas que se formavam nas portas dos bancos no tempo do confisco do Collor, mas isso é antigamente, agora as filas se formam com por outra razão, a incrição no tal do programa do Lula, minha casa, minha vida.
Surpresa! Tem gente que vende lugar na fila, fila para que mesmo? Para nada! Não tem nada, nem prazo, nem regra nada, o pessoal quer se inscrever, mas o governo não divulgou regra nenhuma! Ou seja, não tem no que se inscrever, mas tem quem pague por um lugar na fila.
Se não fosse trágico até dava para rir.
Eu fiquei pasma, com as pataquadas desse governo, que fala mais que precisa e faz menos que deveria. A verborragia do presidente é crônica. Do outro lado, me chocou é a prontidão da população, sedenta por uma solução do seu maior anseio, seu maior desejo, a casa própria!
Triste, a situação é muito triste, num país desse tamanho?
Tô voltando!

6 comentários:

Patricia Daltro disse...

Eu chamaria isso de crueldade. É flórida! Foi igual a tal da aposentadoria em meia hora, que foi anunciada quase três meses antes dos postos arrumarem uma infra e o governo explicar como se daria. O que teve gente em filas desde a madrugada, tentando se aposentar...

LuMa disse...

Parece o líder populista daquí. Distribuiu carteirinha magnética para os aposentados que recebem o mínimo, prometendo ajuda do Estado. Todos que foram ao guichê descobriram que nem aparelho de leitura para a carteirinha havia. E nem fundo para o pagamento. Os funcionários das prefeituras não sabiam nem o que era a tal carteirinha e nunca haviam falado desta ajuda do governo... Todos são da farinha do mesmo saco.

Alfredo disse...

Cuidado Paola... a Lola odeia quando falam mal do "santinho" dela... Mas eu amei o seu texto.. afinal odeio o Lula e sua trupe!!
Abracos!

Ana R. disse...

È a ditadura terrível da propaganada em um país pouco educado e consequentemente desprovido da possibilidade de análise crítica. Vale tudo pra emplacar candidato na proximidade de eleição. Sim, eles começam desde já , desde sempre para a próxima. É como a tal redução do IPI para os eletrodomésticos. Um grande alarde e aí quando se vê na prática, dependendo do preço, o desconto não chega nem a 100 reais. Quem não tinha mil e quinhentos, vai ter mil e quatrocentos? O que me pergunto é quando vamos nos livrar do populismo doentio? E da corrupção já cultural?
Bjs.

CjC disse...

RRRRRRRrrrRrRrr... so rindo e comedia mexxicana so a dublacao que e fora de tempo e vamos continuado com os mutantes puliticos brasileiros que so falam po- gresso ou e re- gresso? agora aqui o pessoal que tireva dinheiro amis na safadesa ta tendo que se explicar. mas trenho sertesa que tem mutante politico aqui tembem. UK

CjC disse...

RRRRRRRrrrRrRrr... so rindo e comedia mexxicana, so a dublacao que e fora de tempo. , e vamos continuado com os mutantes puliticos brasileiros que so falam po- gresso ou e re- gresso? agora aqui o pessoal que tireva dinheiro amis na safadesa ta tendo que se explicar. mas trenho serteza que tem mutante politico, aqui tembem UK