segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Lágrimas de Crocodilo


Você sabe o significado da expressão?

De acordo com o professor Ari Riboldi, em seu livro O Bode Expiatório, a origem da expressão é biológica. Mas não tem a ver com fingimento.

Quando o crocodilo está digerindo um animal, a passagem deste pode pressionar com força o céu da boca do réptil, o que comprime suas glândulas lacrimais. Assim, enquanto ele devora a vítima, caem lágrimas de seus olhos.

São lágrimas naturais mas obviamente não significam que o animal se emocione ou sinta pena da sua presa. Daí vem a expressão "lágrimas de crocodilo", querendo dizer que, embora a pessoa chore, suas lágrimas não significam que ela esteja sofrendo, e muitas vezes são mesmo apenas um fingimento.

retirado do site: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI2908775-EI8402,00.html 



É assim que eu classifico o choro do Newton do BBB, aliás, nem tinha lágrima, era coisa de um cínico acostumado a ser cínico e pronto. É assim que ele age, agiu assim com o Alexandre, com a Ana e agora com o Léo.
Enquanto isso, na casa, a namoradinha deslumbrada, quer dar mais uma chance, para ele mostrar seu lado bacana! Que fofo!
Esse Newton é um mau caráter, primeiro levou o cara que já estava fragilizado para um castigo, depois, quando percebeu que o cara ia pirar, manteve-se calmo, não abriu a boca, o outro, o Frank, Frankstein, ficou tentando ajudar o cara a não pirar, fez meditação, deu uma força. Se esse Newton
fosse um cara legal tinha feito alguma coisa, até apertar o botão, um cara legal faz isso, não é? Se responsabiliza.
O safado do Newton, quieto, escuso, cínico durante todo o castigo, ele não lembrava da palavra, que lindo, né? Voltou para o convívio e na casa entrou chorando? Só se fosse de alegria.
Até parece! Todo mundo percebe, alguns ficam quietos, mas a Ana falou para a Naná, ele não ouviu que era castigo?
Interessante é que os quatro entrevistados, quando perguntados, responderam eu eliminaria o Newton.



6 comentários:

Blueberry disse...

AAHHHH eu perdi! Não vi nada disso... Droga!

bjooo

Ana R. disse...

Olha, não tenho visto o BBB dessa vez, estou sendo obrigada a escolher outras prioridades, porque o tempo está curto. Mas a descrição das lágrimas de crocodilo foi interessante e foi inevitável associar às minhas. É que uma das sequelas que tenho que conviver é verter lágrimas quando engulo a comida, porque o nervo que comanda a deglutição foi lesado (tenho disfagia) e quando o esforço é maior, dependendo do que como, cai aquela lágrima de crocodilo...:)

Kenia Mello disse...

Acho um barato procurar a origem desses ditos que, de tão usados, já se cristalizaram na língua. :)
Beijos.

Patricia Daltro disse...

Ontem ele derramou mais lágrimas de crocodilo, proclamando-se amigo de Alexandre! Só rindo!

Incontinente disse...

Odeio esse cara!

(BBB é ótimo para descarregar ódios!)

PS: a baixaria pós fim de programa ma globo foi óóótima!

Paola disse...

Adorei,
A Ana é mesmo infantil, fala sem pensar... e ele, como todo o mimadinho d vovó, entra nas provocações! Muito equilibrado, o moço!
Vai para a Cidalma!

Beijos

PAola