segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Chata de Galochas, o retorno

Hoje é dia de festa, Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, não me pergunte se são a mesma, se é o fruto do sincretismo, não sei, nem procurei saber, sei que, nas cidades costeiras é comum que os habitantes, nesse dia, joguem no mar oferendas e coisa assim. Iemanjá faz parte do meu repertório de praia, onde é fácil ver imagens dela em muitos estabelecimentos.
Na Praia Grande, onde eu passei algumas temporadas, no cabeleireiro que minha avó ia arrumar o cabelo, as mulheres lavavam o cabelo no cabeleireiro, depois faziam a "missam-plís", isso é assunto para outros posts. Nesse cabeleireiro tinha uma Iemanjá bem grandona, e aos pés delas, arrumados, pentes, espelhos, flores e perfumes. Eu com minha imaginação fértil achava que a estátua representava a dona do salão, eu tinha cinco anos.
Hoje é dia de levar as oferendas ao mar, presentear Iemanjá que é vaidosa, gosta de perfume e champanhe, eu também, ué, quem não gosta? No mesmo estilo, tem a Nossa Senhora dos Navegantes, que recebe, também oferendas, acho que coisas mais comportadas, flores, terços, coisas permitidas pela igreja. Deve ter especialista em oferenda, isso pode, isso não!
Respeito todos as maneiras de fé, não discuto a crença de ninguém, apesar de achar que macumba na esquina, com frango congelado e pipoca de microondas ( é isso?) não tem valor nenhum, mas respeito sim, o meu ponto não é esse, é outro. Se quiser fazer promessa para a Nossa Senhora Macarena, vai em frente!
Vejamos, inicialmente essa é uma festa de pescadores que muito humildemente pedem que a pesca seja farta, é isso, não?
Em outros tempos as oferendas iam em pequenas barquinhas e pronto, hoje a coisa é diferente, toma proporções de mega evento, milhares de pessoas na areia, milhares de barquinhas recheadas de pentes plásticos, vidros de perfume, garrafas de bebidas, e velas, muitas velas, no dia seguinte todas as oferendas serão arrastadadas para uma praia ao gosto da maré e ficarão amontoadas apodrecendo até que venha alguma prefeitura e leve tudo para o lixão, e deixe tudo bem amontoado e fedido. E tome campanha de consientização, e tome distribuição de saquinhos plásticos e tome discurso político, e todo resto que todo mundo já sabe na televisão no rádio e tudo mais.
Olha que eu não sou ecochata, não! Sou só chata, gosto de praia limpa e água cristalina como as praias devem ser.
Vamos combinar? já é tempo de inventar uma maneira mais limpinha de homenagear a Rainha do Mar, desse jeito o mar não vai dar peixe, nunca mais!
Então o Fantástico, chama o Carlinhos Brown vestido de urso? Para alertar as pessoas sobre o aquecimento global? Propondo uma festa de Iemanjá mais consciente? É foi isso sim.
Então na mesma Globo, hoje, logo cedo, na Ana Maria Braga, adivinhem! A loira mandou um repórter levar sua oferenda para Iemanjá, lá em Salvador! Acho que estou pirando, agora é sério, acho que vou me internar e já volto!
Vocês sabem, eu sou chata mesmo!
Esse barquinho é o barquinho da Ana Maria Braga, lançado em rede nacional e ao vivo! Amanhã, a paisagem fica assim, ó:

2 comentários:

Anônimo disse...

A mídia continua poderosa no Brasil, mesmo... Bem dito, Paola. O problema é que todas as manifestações "populares" já vêm com a desculpa embutida de que sejam democráticas e livres, e ainda, forçam suas colocações num contexto histórico e cultural. Cria-se uma indústria de consumo em torno a um evento e chamam-na de religioso. Criticar é intolerável, uma profanação à liberdade popular, como ocorre com o Carnaval. É duro..
Beijos! LuMa

Anônimo disse...

Hello all
levitra online
This is where Levitra comes inhandy, a tablet formulated for the treatment of erectile dysfunction.
[url=http://www.radiozenithinter.com/]buy levitra[/url]

Some considerations to be looked into in prescribing Levitra are: • the cardiovascular status of the patient • anatomical deformation of the penis or condition predisposing to priapism • severe hepatitis impairment • renal disease requiring dialysis • hypotension • recent history of stroke or myocardial infarction • unstable angina • retinal disorders, and • bleeding disorders or active peptic ulceration.
http://www.radiozenithinter.com/ - buy vardenafil
This is where Levitra comes inhandy, a tablet formulated for the treatment of erectile dysfunction.