sábado, 1 de novembro de 2008

Olhos Azuis ou Confessando a Distração


Meu pai tem olhos azuis, meus dois avôs, as bisavós e o bisavô que eu conheci, também.
Quando eu era pequena eu achava que as pessoas podiam ter olhos azuis de duas maneiras, ou nascendo com eles, assim como minhas irmãs, ou conforme minha observação, ao envelhecer, assim como os cabelos que ficavam brancos, os olhos também poderia mudar de cor.
Uma hipótese, afinal eu conhecia muitos idosos com cabelos brancos e olhos azuis.
O tempo passou, no colegial estudei muita biologia, genética das ervilhas, dos camundongos e até da cor dos olhos. Entendi muito bem a lição, AABB, aabb, todas as probabilidades.
Um dia, eu já tinha os três filhos, meu pai, minhas irmãs e minha filha, os quatro na minha frente querendo saber: Quem tem o olho mais azul? Por uma questão de princípios, eu não respondo à esse tipo de questão, desaforo, né?
A conversa estava nesse pé, quando, surgida do mais profundo reduto da ignorância, eu pergunto ao meu pai qual era a cor do olho do Vovô. Eu lembro do olho dele azul, mas antes, que cor era?
Ninguém entendeu a dúvida, meu pai tirou o maior sarro, perguntou como eu tinha conseguido sair da escola, essas coisas. De fato, eu não tinha parado para pensar e processar a informação, fiquei com essa hipótese pendente.
Depois do susto passado fiquei mais atenta e descobri que esse tipo de coisa é bem mais comum que podemos supor. Poderia chamar isso de "suposição fantasiosa'?
Acho engraçado,mas distração com outro nome é o quê está numa comunidade do Orkut, são dois exemplos, merecedores de nota:
"Estou grávida, se eu usar bastante lente-de-contato azul, o nenê pode nascer com os olhos dessa cor?"
"Minha amiga está grávida de um cara que tem um olho de vidro, o bebê pode nascer com um olho de vidro?"
Que tal, em qual você vota?

4 comentários:

Incontinente disse...

Primeiro: halo senil! Por isso que mtos idosos de repente passam a ter olhos do mais belo azul.

Segundo: HA-HA-HA, não tem nem como comentar as perguntas :D

Terceiro: meu avô tinha olhos azuis, lindos por sinal.

Paola disse...

Obrigada, obrigada, obrigada!!!!!

Blueberry disse...

Hahahahaha! Vou começar a usar lentes de contato agorinha mesmo! Quem sabe?

Beijooooo

Patricia Daltro disse...

Meu avô também tinha olhos azuis e minha grande frustação foi não ter herdado esses olhos,rs. Quanto as perguntas, me lembrou nos tempos do pré-vestibular e o professor de biologia levava umas revistas de adolescentes com perguntas de leitoras para ler na sala, era gargalhada na certa, lembro de uma em particular, que queria saber se sexo oral engravidava, e o professor explicava que claaaro que engravidava, mas só se engolisse!!!! kkkkkkkkkkk