segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Paisagem Rural


Por alguma razão inexplicável, muitas lembranças, memória, reminiscências estão aflorando, sem nenhuma ordem, cronologia, apenas aparecem, situações, acontecimentos, não tenho controle sobre isso, toda vez que tento refrear esse impulso, tudo sai do compasso.
Me surpreendo com lembranças difíceis de serem descritas, difíceis de serem localizadas no tempo.
Levei a filha-que-já-deveria-estar-dirigindo, na casa de uma amiga, a menina não mora, se esconde, a coisa já estava um tanto cansativa, já havíamos saído da estrada e estávamos na região rural de Jandira, não, não é exagero, ninguém diz, mas Nova Higienópolis é em Jandira!
Aquela paisagem rural começou a me inspirar, a estrada sinuosa, bosques , pastos com vaquinhas pelo caminho, só faltava uma cesta de pique-nique para eu parar o carro e estender a toalha na grama.
Ao longo do caminho além da paisagem, o ar foi mudando, em determinado ponto do caminho sentimos um cheiro característico de campo, interior, que delícia!
Foram tantos quilômetros que eu perdi a contagem.
O dia estava lindo, quente e iluminado, adoro dias assim.
Antigamente, antes da crise do petróleo, em 1970, antes do trânsito caótico que é parado até nos feriados, era muito comum as pessoas pegarem o carro e irem passear, sim passear de carro, sem pressa e sem destino, as vezes até saiam da cidade iam abastecer num posto lá em Mairiporã, sei lá.
Eu participei de muitos passeios assim, com meus avós, nunca com meu pai, ele jamais faria uma coisa dessas, fico imaginando, nós viajávamos muito, mas com destino certo, não muito longe, não muito complicado, cinco filhos num carro só, tinha seus limites.
A paisagem rural me lembra essa infância remota, vivida numa paisagem assim!

Nenhum comentário: