terça-feira, 19 de agosto de 2008

Cuidados necessários


Estou um tanto encafifada (essa é uma palavra antiga, mas cabe, aqui, como uma luva).
Antes, havia a tiróide, depois as  estafas, o pânico, agora tem o transtorno bipolar. Já na minha infância, mil males mentais nos acometiam
Não estou desmerecendo  a dor de ninguém, mas com muito respeito, estamos perdendo o controle
Lembro muito bem do tempo do pânico, eu vivi com intensidade, todo mundo tinha a tal da síndrome do pânico, todo mundo dizia ter os sintomas, mas de verdade, conheci uma pessoa que sofreu muito esse pânico, era muito difícil, até aula de filosofia era um grande desafio. Fez terapia, tomou remédio, só melhorou quando deu uma virada na própria vida, foram anos de trabalho duro.
É no mínimo esquisito, mas pessoas vão contraindo doenças conforme a indústria farmacêutica desenvolve as drogas que podem curar?
Houve o tempo do moderador de apetite, agora inventaram o moderador de humor?
Por muitos motivos venho pensando nisso.
Toda bacanuda, ela foi ao médico de bacanuda, claro, estava cheia de nervoso, engordou. Sem problema, o médico tasca uma substância nova que vai ajudar muito. Ela toma o tal remédio 15 dias, no 16º tem um piripaque, desmaia na frente da filha, aquele fuá. Foi parar no hospital, procurou outro médico, minha amiga está tomando tal coisa, pronto! Tome mais receita. Resumo da ópera, teve que procurar o terceiro médico para tirar a medicação. Absurdo, absurdo, absurdo.
Passados alguns dias vou eu até a ginéco, dar uma geral, por uma razão conhecida, engordei uns dez quilos, a doutora passa aquela primeira substância, pela mesma razão, não estou dormindo direito, vai a doutora e passa a segunda!!!
Tá bom, doutora, olha aí meus exames, tá tudo bem? Mamografia, Papanicolau, etc e tal? Algo palpável? tudo ok? Então tá, até nunca mais, ?
Acho que está muito fácil  receitar remédios miraculosos.
Não aceito nenhuma indicação dessas, sem pelo menos, umas duas ou três consultas, outras opiniões. 
Na infância eu tomei Tegretol, sabe para quê serve?  Transtorno Bipolar! Demência! Retardo mental! Eu tinha enxaqueca infantil! Meus pais acreditaram num médico todo chique! Precisava mesmo? E depois me deram um outro, disseram que era para  concentração, o tal de Nootropil, o médico ( que dá vontade de contar o nome, só para todo mundo ver que era um bam-bam-bam) me achava mesmo uma retardada, talvez até eu acreditasse nisso. Eu precisava mesmo disso, ou precisava de um outro tipo de tratamento, e cuidado? Como eu entrei na faculdade, me formei e todo o resto?
Meu irmão, o hiperativo, disléxico, tomou RitalinaSabe prá quê serve? Será que precisava mesmo? Ele tinha dez anos, foi diagnosticado depressivo. Precisou crescer, ir morar em outro país para ter uma oportunidade diferente?
Era década de 70, a indústria havia descoberto as maravilhas das drogas sintéticas, mas já se foram 30 anos, vamos continuar acreditando em tudo? (Assistam, então o Jardineiro Fiel.)
Fizemos terapia, mudamos a nós mesmos.
Por essas e muitas outras acho que não devemos aceitar nada sem questionar, muito.
Por isso que levanto a bandeira do auto-conhecimento, da consistência interior...
Quem determina quem somos? O quê você escolhe ser?



Só estou olhando!!!

9 comentários:

Incontinente disse...

Bom... vou ter que comentar, né...
Mas não posso dizer que concordo completamente com o que vc disse.
Concordo sim que remédios são prescritos, mtas vezes, sem critério algum, que existe moda farmacêutica e que é uma industria que gera tanto dinheiro que o valor é impensável para nós, meros mortais.

Mas há outro avanço que não só o dos medicamentos, e esse vem do diagnóstico. Medicina não é estática, professorinha, e as coisas mudam demais de conceito conforme o tempo passa. O que ontem era simples "frescura" ou "loucura sem causa", hoje tem diagnóstico estabelecido... depressão é um exemplo clássico do avanço da psiquiatria!

Bom, enfim... blá-blá-blá.

O que nos resta é acreditar no nosso próprio bom-senso e desenvolver uma boa relação com nossos médicos, acreditando no bom-senso deles... e sem esquecer de não aceitar "dicas" de remédios de amigos, pq isso nunca dá certo!!!

Resolvi dar palpite mesmo :P

Paola disse...

Claro, Mari, eu acredito na Medicina nos avanços da tecnologia, conheço muitos meedicos a quem me entrego de corpo e alma.
Mas infelizmente, tenho visto coisas do arco da velha, tem gente que fica prostrada de tanto remédio, tem quem chegue no médico e diz: Quero tal remédio.
Tenho a sensação que outros vão ao médico e diante de todas as intruções, não são capazes de questionar.
Quanto ao que contei sobre minha própria vida, estou aqui matutando, perdi algum pedaço da história, e estou aqui tentando recuperá-lo, é importante ter acesso à própria história.
Tudo isso começou por eu ter lido um post, em que a pessoa disse que havia sido diagnosticada hiperativa, ai, surgiu tudo isso. Acho a moda da doença psiquiátrica, ainda dá status, e ninguém percebe que quem está mesmo doente, não conta por aí, ei, sabe que eu tenho uma depressão com traços suicidas? Quem está doente, se esconde.
Obrigada pelo seu comentário!
Beijos
(A clavícula melhoru?)

Anônimo disse...

Muito Bom...

Escreveu certinho

Perfeito, vou ter uma outra visao da vida agora.
Agradeço minha vida a voce!

Cristina Sampaio disse...

Nossa, quanta coisa você postou nesses dias em que não vim aqui.
A sua reflexão faz todo sentido, Paola, a indústria farmecêutica financia pesquisas, determina algumas coisas no mundo psiquiátrico, chega mesmo a 'criar' algumas doenças, o que é posto como descoberta, como uma nova classificação diagnóstica.
Em alguns casos, isso é necessário, é importante, o remédio ajuda a diminuir dores, a aliviar ansiedades, pra que a pessoa possa buscar outros recursos que contribuam pro seu desenvolvimento e autonomia. Mas há também a banalização do diagnóstico, uma tristeza mais forte pode ser declarada uma depressão, porque em nosso mundo temos que estar sempre alegres, e uma pessoa triste incomoda, então o remédio entra em ação pra trazer de volta a 'alegria', o mais rápido possível. E uma psicoterapia poderia resolver, sem remédio algum. Mas, há os casos em que realmente é preciso usar o(s) remédio(s). Também é importante as pessoas saberem que psiquiatras podem ser psicoterapeutas e que é diferente de fazer com um psicólogo, pela visão centrada no biológico que os médicos costumam ter. Lógico que há exceções, psiquiatras que são bons psicoterapeutas, conseguem bons resultados, são flexíveis na forma de tratar, assim como há psicólogos que não são devidamente preparados, mas as pessoas têm o direito de saber a profissão de quem está cuidando delas, às vezes não sabem.
Outra coisa, às vezes nos são impostas algumas obsessões, que depois podem vir a ser diagnosticadas como doença. O 'Fantástico', da globo, é um bom exemplo disso, a intensa procura por germes, presentes nos lugares mais limpos, gera uma mania de limpeza nas donas-de-casa que pode acabar se transformando em transtorno obsessivo-compulso. Depois haja médico pra tratar.
Às vezes damos poder demais aos outros pra determinar nossos comportamentos e o que somos, você tem toda razão.
Pra encerrar: confiar no profissional é fundamental. Na dúvida, o melhor é procurar outra opinião, pois existem inúmeros estudantes que passam de ano sem estudar e não deixam de exercer a profissão por isso.
Abraço!

Anônimo disse...

"Recognition of others GHD iv style.
but nfl jerseys cheap don't know from beginning to end wholesale nfl jerseys.
B8r5n botas ugg
J4x5l ghd nz sale
""Mu Jingli quite heart ghd hair straighteners.

Anônimo disse...

qNns michael kors handbags on sale
gCfx ghd france
tLtt north face on sale
9xRfb ugg boots sale
2xIkj michael kors handbags

Anônimo disse...

lXeh cheap ghd australia
oPeu ugg store
jYuk michael kors sale
3mGhz ugg sale
6qZcx chi straightener
8mWua ghd australia
4wArz nike nfl jerseys
9mYes ghd nz sale
3uHnz north face outlet
6bYbb ugg online
8sJly ghd sale
2ePga michael kors bags
2mZqx cheap nfl jerseys
2mHob planchas ghd
9tNpy ugg boots sale

Anônimo disse...

9oKod ghd
iXpy cheap ugg boots uk
pVhl michael kors handbags
9fQdj GHD Hair Straightener
3jIya burberry outlet online
9aOfe bottes ugg
8vGdk ghd hair straighteners
0jHkn louis vuitton sale
9aZco michael kors bags
4pSwd ghd stockists uk
2nPpc cheap ugg boots
1tYcj cheap nfl jerseys
5sDnm michael kors bags
3bAxr ghd lisseur
6jFtu ugg boots sale

Anônimo disse...

qOca ghd hair
wFbb ugg boots sale uk
zCiz michael kors sale
9uKqr GHD Hair Straightener
7gLxs burberry handbags
3cVec chaussures ugg
3gDcz ghd
3yRcf louis vuitton purses
6tPkt Michael Kors
2vYjy ghd cheap
0uAly ugg sale
2wGfi nfl jerseys
6zTss michael kors handbags
7uNqp ghd france
4gHba ugg boots