sexta-feira, 30 de maio de 2008

As grandes bobagens do nosso tempo.

Vivemos num mundo medíocre, pobre, vazio.
Está na moda valorizar umas coisas tão sem nexo.
Fiquei chocada com a divulgação de uma pesquisa sobre os hábitos de leitura dos brasileiros!
Quanta besteira junta!
Ao acompanhar as listas dos livros mais vendidos, todos de auto-ajuda, romances fraquinhos.
Entendi a intensão da pesquisa, medíocre por demais, e o pior, tiveram a coragem de divulgar!
Foi dito que a faixa etária que mais lê no Brasil é das pessoas de 5 a 17 anos!!!!!
Vamos entender isso direitinho?
Quantas crianças de cinco anos lêem sozinhas? Normalmente alguém lê para elas.
Todas as escolas incentivam, ou obrigam a leitura de pelo menos um livro por bimestre!
As crianças mais novas frequentam a biblioteca da escola de maneira compulsória!
Nós precisamos de estudos consistêntes, precisamos conhecer o volume de leitura, a classe social, como que as pessoas têm acesso aos livros, separar os leitores dos leitores compulsórios.....
Se a pesquisa fosse séria mesmo saberíamos, por exemplo, se os adolescentes estão lendo mais, ou se apenas estão fazendo "lição-de-casa", que livros, além dos da lista da FUVEST e Harry Poter essa moçada lê? (Atualmente, aqui em casa, só minha caçula tem lido mais do que a escola manda.)
E as mães, tão responsáveis pelo hábito de leitura, que lêem? São elas que fazem a Menina que roubava livros estar tanto tempo no topo? Elas compram livros? Elas frequentam bibliotecas? Elas tem preferência de autor, estilo?
Os mais velhos, estão lendo? O quê? Por quê não lêem mais?
E esses infantis? Que lorota! Na lista não apareceu nenhum título nacional além de Monteiro Lobato, o quê me faz desconfiar que essa enxurrada de títulos genéricos, é ilusão.... As crianças responderam, com certeza, a história que mais gostam, por isso apareceu "A pequena Sereia".
Continuo achando que essa pesquisa foi feita com segundas intensões!
Nas coxas, sem a seriedade necessária.
Assim como enterro de anão, cabeça de bacalhau e pesquisa de opinião, nunca vi, só ouvi falar!
Será que estou enlouquecendo? Será que, por ser jovem há tanto tempo estou ficando revoltosa demais?

2 comentários:

Incontinente disse...

Sabe que penso nisso o tempo todo... sempre gostei de ler, mas acho que essa frase se tornou uma coisa batida, tipo "preciso dizer que gosto de ler pra ser inteligente!"
Pesquisas não valem muita coisa, o que importa, na verdade, é sua filha que lê livros pq quer... e minha irmãzinha que fica olhando com cara de espanto cada vez que alguém conta uma história para ela. Há esperança!

Blueberry disse...

Paola Querida!
Amei seu blog!! Tão sua cara que me matou de saudade!! Vou passar aqui sempre!!

Depois visita o meu!!!

Mil beijos