segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Presença indesejada

Que pressa é essa?
Na infância, pasmem, as crianças têm necessidades específicas e a sociedade vêm buscando maneiras de cuidar desses seres, de maneira a desenvolvê-las, ensiná-las a serem autônomas e livres, no entanto, de uns tempos pra cá, os adultos , têm retardado tanto o momento da multiplicação, que, quando as crianças chegam, não há mais tempo, não dá mais prá dar tempo ao tempo, é preciso que cresçam, e rápido.
Não dá tempo de brincar de boneca, nem de brincar de roda, pular corda, ou qualquer coisa, ela tem muitos compromissos.
O que será dessas crianças que não sabem brincar?
É brincando que se aprende, é na experiência das brincadeiras que as crianças vão vivendo diferentes emoções, encontrando soluções para suas dificuldades, vivendo papéis....
Os adultos atuais são muito egoístas, não é possível! Vejo cenas dantescas, sempre tramitam entre o cuidado extremo e a omissão total. Quando interessa, esses adultos mimam as crianças, fazem de tudo para agradar, exageram na dose, mas de repente, tudo está diferente, o adulto deixa a criança e vai para o seu mundo particular. Seria ótimo se as crianças viessem com a tecla "sumiço".
Tenho visto muita gente se referindo às crianças , suas e em geral, como fardo, castigo. Estranho, não? Essas crianças nasceram já no tempo da divulgação total sobre métodos anti-concepcionais, muitas são frutos de complicados tratamentos reprodutivos, muita gente não consegue engravidar de maneira natural (você sabia que a fertilidade masculina caiu 25% nos últimos 50 anos?).
Não entendo, por que esses adultos querem crianças? Mentira, eu entendo sim, é uma questão de status, vaidade e auto-afirmação ( ainda bem que a taxa está caindo!) e até uma questão econômica. O filho é a prova , inquestionável da existência de um laço, permanente, ou não entre duas pessoas.
Estou muito exigente com as coisas que me cercam, mas acho que as pessoas estão muito manhosas, ninguém mais consegue cuidar de seu filho sozinho, precisam de vovós, babás, equipe de recreação, faz tempo que não vejo uma mãe com seu bebê, sem a comissão de apoio, curtindo o momento. Quando estão sozinhas, estão desesperadas ( a babá não apareceu) e a mamãe não sabe o quê fazer com aquele bebê!!!!!!

Nenhum comentário: