quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Um caso para estudo

Para certas coisas não há explicação, eu só sei que acontecem, e eu acho engraçado, curioso, até podem dizer ser esquisito, preferiria que não fosse comigo, mas coisas assim acontecem.
Minha mãe voltou do almoço com as amigas da faculdade toda intrigada, a dona da casa havia feito, a pedido de uma das amigas um a receita de macarrão que minha mãe nunca tinha ouvido falar, como se ela só conhecesse as receitas do Vêneto, região de onde vieram os avós dela, até perguntou para meu pai, afinal a receita é da Calábria e meu pai tinha uma avó calabresa.
Ela não lembrava o nome, começou a descrever a receita, primeiro é preciso fazer a farinha de rosca com pão amanhecido, depois coloca o azeite... Ops!
Eu também nunca comi isso, mas essa receita consta do caderno da minha avó! Minha mãe duvidou e foi pegar o tal caderno de receitas, aliás é uma coisa muito interessante a minha intimidade com as receitas da minha avó, eu não tenho muitas delas no meu repertório, sempre achei muitas delas complicadas e na verdade as receitas da comida da minha avó não estão nesse caderno, ela gostava de copiar receitas, mas fazer era outra história.
O caso é que eu peguei o caderno e comecei a folear, as páginas já envelhecidas transpiram memórias, acho que já contei isso aqui, minha avó tinha um monte de cadernos de receitas, cada vez que o caderno começava a despencar ela começava a copiar outro, claro que essa era uma tarefa um tanto demorada, então quando ela avaliou que a letra das netas já era suficientemente treinada, ela começou a nos convocar para ajudá-la, e a descriçao da minha mãe era de uma recita que eu já havia copiado várias vezes, nunca comi, nunca tive coragem de fazer tal receita, me dá agonia!
Procurei e encontrei, a receita está lá, minha mãe disse que é gostoso mas tenho aflição de pensar em misturar macarrão com farinha de rosca! O engraçado é eu ter esse registro das receitas que eu copiei!
Fiquei pensando se haveria alguma razão para essa minha lembrança, não consigo explicar com a teoria do desenvolvimento, acho que isso se chama aprendizagem afetiva, eu copiava as receitas pela por uma única razão, para ajudar e agradar minha avó, simplesmente amor!

Nenhum comentário: