sábado, 25 de junho de 2011

O gato subiu no telhado.... A viagem artística

Não, não foi no telhado, foi na árvore! Acho que o bichano está esperando o resgate... ele está muito convicto no puleiro que ele escolheu para chamar de seu!
A árvore onde o gatinho está ancorado fica em algum lugar entre o centro da cidade e o Parque Raul Seixas, lá em Itaquera. Não sei onde, estava de passageira, uma estranha passageira, uma passageira viajante, ainda não acostumei com a distância, ainda acho que é muito longe... na verdade é um absurdo, afinal são 60 kilômetros de ida e mais 60 de volta, sem sair da cidade, cruzamos a cidade, de oeste a leste e de volta a oeste!
São Paulo é mesmo uma monstruosidade...
O primeiro encontro dos Artistas Viajantes da Nossa Goma aconteceu hoje!
A primeira atividade proposta foi que cada participante fizesse um mapa, localizando o trajeto que fez para chegar ao encontro... fiz um desenho até que certinho.... mas foi preciso resumir!
A proposta é muito interessante, "fazer turismo" com os moradores do local a ser visitado, ao se reunir os guias vão apresentando a História oficial, os moradores vão acrescentando informações que ainda não foram registradas, ainda fazem parte do repertório oral, tudo isso vai se somando, o grupo ao fazer o trajeto vai recuperandoa História vivida e percebida do local, da cidade.
Em cada uma das paradas para observação e registro foram sendo agregadas informações sobre o relevo, sobre a História da formação do bairro, explicações sobre o nome das ruas, curiosidades e até sobre a geologia do local, incrível, a rocha brilhosa no chão.
Quando eu era professora nós chamávamos esse tipo de atividade de "Estudo do Meio", levei meus alunos várias vezes para reconhecer o entorno da escola, era o estudo do tempo e do espaço vividos e percebidos. Essa é a parte divertida da polivalência, a polivalência, se fosse artista, seria um ator que canta, dança, interpreta e ainda escreve, dirije, pinta e borda!
No final, servimos um lanche, sanduíche de metro, suco, fruta, ficamos lá batendo um papo com os participantes, foi muito interessante.
Ah! Adorei encontrar, ao chegar no parque bem cedinho, a turma do Tai Chi Chuan, só não me juntei a eles por estar lá a trabalho e eu tinha algumas tarefas para cumprir.. no próximo encontro... quem sabe.

Nenhum comentário: