domingo, 19 de junho de 2011

Artistas Viajantes

Que silêncio é esse, minha gente?
A papagaia de plantão ficou muda?
Que nada, apenas um pouco reflexiva, achei que falar mais uma vez sobre minhas dietas mirabolantes poderia cansar meus leitores, não que não esteja muito determinada... andei pesquisando e descobri que o vinagre de maçã é bom para afinar a cintura!!!! Depois eu conto! Ontem fui às compras e no Empório, encontrei um suco de babosa, comprei, claro, não tem açúcar, mal não deve fazer, tomei hoje antes do iogurte...
Na verdade vim contar sobre um projeto em que estou envolvida, os Artistas -Viajantes. Eu tenho uma amiga, Mestre em Artes Plásticas, isso quer dizer que ela além de professora de Artes, artista plástica, também é curadora de artes... ela é chique demais,  nossa diferença principal é o cardápio, ela adora uma comida substanciosa, nunca vi, quanto mais regional, melhor! Já estou acostumando....  Eu sei, se sair com ela  perto da hora do almoço ela vai querer comer um mexidinho, um baião-de-dois, uma buchada, coisas assim, eu preferi moqueca.
Ela que é sensível, observou a falta de opções de lazer para as populações dos bairro afastados da cidade, lembrou dos    artistas -viajantes do início de nossa história, que eram contratados para registrar e documentar as belezas e curiosidades da nova terra. Ela pensou no holandês Albert Eckhout 1610-166, no alemão Johann Moritz Rugendas 1802-858 e no francês Jean Baptiste Debret 1768-848, ela então, propôs um trabalho no Conjunto Habitacional José Bonifácio.
Não tenho escrito pois estou muito ocupada com a produção dos encontros, serão seis, aos sábados, sairemos com grupos de vinte pessoas, além dos monitores para "reconhecer" o bairro e registrar, levaremos todo material para esses registros, através de desenhos, aquarela, nanquim as belezas e curiosidades do lugar. Além do lanche, é claro!
A população de bairros periféricos, não são beneficiadas por ações culturais, nem sempre conhecem  a História do lugar em que vivem, esse projeto tem esse objetivo.

É um bairro simples, um conjunto habitacional, os prédios iguais, nenhum traço de "arquitetura artística", não há prédios autorais, nenhum Bratke, nenhum Corbusier, seria uma visão monótona, não fossem os moradores se libertaram da mesmice, pintam cada prédio de uma cor, criando uma sensação de individualidade.
Fomos ao Parque Raul Seixas, uma antiga fazenda, lá encontramos uma pista de bocha. Bocha? Achei interessante, não consegui descobrir se foi construida com o parque ou já existia no local, afinal o parque foi instalado numa antiga fazenda de  café de italianos ( suspeito que a pista já estava lá, o pessoal da prefeitura só deu uma ajeitada na construção!)
PAra chamar a atenção dos jovens da região o projeto chama-se "Artistas-Viajantes na nossa goma", goma é a gíria para casa.
O primeiro encontro está marcado para a semana que vem,  dia 25, se alguém estiver por perto, aparece lá, mas antes faça sua inscrição! Logo estaremos em outras localidades da cidade e arredores!

Um comentário:

Dinorah disse...

Que legal Paola! Todo mundo gosta de arte. Só por que se é um pouquinho mais humilde não quer dizer que não se tenha sensibilidade. Você terá que nos contar tudinho. Vou aguardar.
Um beijo e boa sorte.
Dinorah