sábado, 7 de maio de 2011

Dia das Mães

Segundo domingo de Maio é o dia das mães!
Vamos combinar que o dia das mães é a data mais comercial da paróquia? Você duvida? Adivinha quem vem para escrever? A Chata-de-Galochas!
Não dá nem para comparar com o Natal, no Natal é o maior  troca-troca, todo mundo dá presente prá todo mundo, no dia das mães não, só se dá presente para as mães. 
E o pessoal da área comercial sabe muito bem como lidar com a possibilidade de alguém não querer dar presente para a mãe, eles investem em propaganda, muita propaganda, usam todo tipo de artifício, desde os mais pueris até outros mais sofisticados, mas todos com  segundas intenções, fazer todos os filhos comprarem presentes para suas mães.
Sempre há a possibilidade de alguma mãe não  "ligar" para presentes, então fazem tanta propaganda que elas começam a acreditar que presente é mesmo a coisa mais importante do mundo, nem que for uma lembrancinha, prova de amor.
A Chata fica revoltada com essa mania de dar presente, como se um presente fosse a solução para todos os problemas da vida, como se o presente resolvesse problemas, criasse entendimento, aceitação... isso  irrita, muito.
Em Maio, tudo gira em torno do dia das mães, na véspera da data as escolas chamam as mães para as merecidas homenagens, os presentes que antes eram feitos pelas crianças, agora  evoluíram, são encomendados de empresas especializadas, com espaço para a foto de pimpolho,  com uma frase de efeito escrita pela diretora, contratam um serviço de buffet, servem um brunch. Ainda aproveitam para deixar as mães contentinhas, assim elas não ficam reparando demais nas coisas.

Nos Shopings são sorteados carros, vales-compras, não há vagas no estacionamento, os corredores lotados, todo mundo enlouquecendo para comprar alguma coisa para a mãe, provavelmente ela vai ganhar uma batedeira, um liquidificador, uma panela elétrica, um ralador. Há razões para isso, há a ilusão que mãe gosta de utilidades domésticas, assim ela pode se esmerar mais nos cuidados com a família, ilusão.  
E a televisão incentiva voluntariamente o consumo, nos jornais muitas notícias sobre as compras de última hora, como se o tal presente fosse fundamental, essencial.
E não é só isso, donos de restaurante anseiam por esse dia, o segundo domingo de maio é o dia de maior movimento nos estabelecimentos, no dia das mães elas não vão para a cozinha.
A Chata-de-Galochas deseja, do fundo do coração, que todo mundo possa, nesse dia das mães, ter uma experiência afetiva e profunda com as pessoas que são importantes em sua vida.

Nenhum comentário: