segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dieta Coletiva - Gotas de Cinísmo (*)

Medir ou pesar? Eis a questão. Soube recentemente que se pesar com frequência pode engordar! O ato de se pesar gera estresse, o estresse faz o corpo produzir cortizol, que faz a gente sentir fome.... (ai, que o ciclo vicioso começa... fome, uma beliscadinha ....)
Estou vivendo um processo interessante, tenho a sensação que tudo que estou fazendo começa a fazer efeito, consigo perceber que estou mais fina.
Estou me exercitando, fazendo escolhas mais razoáveis... é um processo, se eu tivesse dez anos menos, talvez fosse mais rápido. Os segredos do emagrecimento, eu conheço todos, afinal passei a vida fazendo dietas, controlando a alimentação. Sou uma pessoa boa de garfo, de apetite avançado, como feito gente grande. Logo cedo descobri que o segredo número um é o controle, a conscientização.
A minha pergunta é - se eu conheço todos os macetes, porquê eu engordei assim, em tão pouco tempo?
A resposta é simples, eu não posso me descuidar, de maneira nenhuma, não posso me deixar enganar, acreditar nas balelas que a industria alimentícia gosta de divulgar. Como se as coisas Light, Diet etc e tal fossem alimentos miraculosos. Como se encher a cara de sorvete Light fosse uma atitude razoável.
A minha proposta é controlar a compulsão, contar até dez antes de atacar, para ajudar, claro, fazer exercícios todos os dias!
(*)Expressão usada pela Dra Maria Victória, endocrinologita e minha amiga, referindo-se ao uso do adoçante.

5 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Querida Paola, concordo contigo:
Passo nº 1 -- tomar consciência
Passo nº 2 -- NUNCA,mas NUNCA ter fome
Passo nº 3 --fazer 6 a 7 refeições (pequenas, muito pequenas...) por dia!
Esgtou a conseguir controlar o peso e não estou infeliz, nervosa e desesperada.
Beijinhos,
Nina

Dinorah disse...

Paola, como lhe entendo! Também passei a vida controlando o peso incontrolável. Ás vezes funciona, outras não. Já concluí que tudo depende da "cabeça", mas às vezes é tão difícil...
Desejo boa sorte, e continue afinando.
um beijão

Unknown disse...

Oi Paola,
Peguei essa mania de me pesar todos os dias, e realmente vejo que não está me fazendo nada bem...kkkk
Agradeço as dicas.
Beijos.

Bethânia disse...

OI, que post mais verdadeiro. Eu tb passei bom tempo da vida fazendo dietas e é verdade: a gente sabe mesmo o que fazer. Tem hora que não faz pq não quer, tem hora que não faz pq não dá, sempre tem uma desculpa.

Às vezes eu acho que não gostaria mesmo de ser uma diva, apenas de ter um corpinho menos cheio. Aí é que vem uma boa resposta: falta um pouco mais de exigência. Parece ter fundamento?

Abraços!!!

Lia e Vi disse...

Somos gêmeas ??rssr
Também sei de tudo... a minha nutri até brinca se eu quero ficar no lugar dela...mas e ai, e a pratica ??
Amiga, "tamo" junta nessa batalha, e que batalha !!rsrrs

Bjus 1000