segunda-feira, 28 de março de 2011

Assim suspeito, Formação da Personalidade

Esse não é um texto científico, estou escrevendo baseada apenas em minhas experiências e observações do mundo.
Dizem os especialistas que a personalidade de uma pessoa é formada entre os três e sete anos, é nessa época que traços marcantes da individualidade são definidos, depois a vida vai moldando a pessoa.
No decorrer da vida, todas as experiências e cada uma delas vão se acumulando e se transformando em repertório individual, quase um "manual de vida", e é a partir desse repertório que interagimos com o mundo.
Lá no fundo eu sei bem quem eu sou, essa matriz de personalidade é muito clara para mim, meus valores, minhas motivações, eu reconheço cada uma!
O tempo passa e a criança entra na adolescência, período em que a pessoa passa a sofrer grande influência do grupo, a personalidade inicial, passa agora por uma "modelagem", a auto-crítica, os valores, a moral antes pautados pela família, ganha novo componente, o grupo.
A dinâmica do grupo determina a maneira como o jovem vai se comportar socialmente, seus desejos, suas aspirações, suas atitudes, tudo passa pela forma que o grupo se organiza e impõe aos seus participantes, como cada interage com os demais e todas as conexões possíveis entre os membros.
É assim que eu imagino que aconteça a construção da personalidade de um individuo, tanto quanto a família, o grupo determina o jeitão do sujeito.
Ao amadurecer, o jovem, leva com ele todo esse histórico para compor seus traços pessoais.

Nenhum comentário: