segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dieta Coletiva - Salada de Isoflavona

Calma! Isso é apenas uma brincadeira, a salada é de soja mesmo.
Como todo mundo já sabe eu e meus irmãos fomos criados a base de sopa de soja, aquela substância grossa e pegajosa de cor parda, nada inspiradora, mas lá em casa a gente comia o que tinha, minha mãe nunca fritou um ovo para os inapetêntes, aliás, lá em casa isso não fazia parte do nosso repertório, a gente comia a pronto, lá ninguém tinha pena de criança enjoada, fácil assim.
A sopa de soja era difícil de engolir, como tempo a gente se acostuma.
Mas tem uma coisa que eu sempre adorei, a salada de soja, ô coisinha gostosa!
É só cozinhar a soja, tirar as casquinhas e temperar, sal, azeite, cebola e cheiro verde, pronto!
Para as meninas do climatério, é muito bom! A soja contém essa substância que propicia bem estar e ajuda no combate dos calores da menopausa, e quem tem isso sabe que a gente faz qualquer negócio para se livrar dos tais dos fogachos!
De uns tempos para cá essa coisa de manter o peso na faixa do IMC adequada, se tornou uma batalha, sem fim. Às vezes perco peso, de repente tudo fica parado, não emagreço, não engordo, os calores aparecem para me atazanar, nesses dias eu tomo muita água e não posso sair da linha, tudo engorda que é uma beleza, adotei uma atitude zen, agora eu faço minha dieta, tudo certinho, café-da-manhã, almoço e jantar, ao todo meu consumo médio é de 2000 calorias por dia, se emagrecer ótimo, se não engordar já estou contente!
P.S. Surgiu uma dúvida, a salada de soja é preparada com grãos de soja, eles são como feijões, e podem ser preparados de todas as maneiras que a imaginação permitir, essa salada que estou falando é como uma salada de grão-de-bico, ou de feijão branco. Para preparar a soja é preciso dar um choque térmico, primeiro deixar de molho em água fervente por cinco minutos, escorer e passar na água fria, colocar para cozinhar 15 minutos na pressão.
Para quem está precisando de mais isoflavona na dieta , existe também a soja texturizada a também conhecida carne de soja, que pode ser usada em todas as receitas de carne, peixe, ave, substituindo a carne, é preciso hidratar com água quente antes do preparo, ah! cuidado com o sal, ela é porosa e absorve muito sal, há a versão "moida"e "picadinho".

4 comentários:

Dinorah disse...

Paola Maravilha!
Estou precisando tanto de isoflavona - grande receita, só não entendi uma coisa: você cozinha a soja em grão é isto? desculpe a ignorância, mas nunca comi salada de soja, quem sabe me atreva a fazer uma.
Obrigada linda.

Maria disse...

Dinorah, vou explicar no post!
Experimenta, é delicioso!

Patricia Daltro disse...

EU não me acerto fazendo nada com soja, mas gosto de comer quando bem feitinha.
Tem um restaurante no Rio que faz uma feijoada macrobiótica, com quase tudo de soja que é uma delícia!
Sonho de um dia ter essa mão! rs

Paola disse...

Patrícia,
o segredo da soja é o choque térmico... não tem erro!
E da soja texturizada é hidratar e deixar "al dente" e não abusar do sal!
De resto é só abusar da imaginaçnao!
Sabe que se misturada ao camarão ningu´´m consegue saber o q é camarão e oq é soja?
Bj
PAola