quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A tartaruga e eu

Quando eu tinha uns dezoito anos, um dia meu pai apareceu em casa com um computador, isso mesmo, um Apple, daqueles que precisavam de uma televisão e um toca fita k7 para funcionar.
Meu pai achava aquilo a coisa mais genial de todos os tempos, ele gostava de ficar mexendo naquela coisa, escrevia até não poder mais, delirava com suas conquistas, nós nem ligávamos para aquilo, era uma geringonça!
Um dia, ele apareceu com um "programa"(*) próprio para crianças aprenderem Matemática.
Ele ligou aquela coisa, na tela da televisão, depois de tudo carregado, apareceu uma tartaruga, ele queria nos convencer que a gente poderia conversar com a tartaruga e ela obedeceria aos nossos comandos!
Sim, eu tive acesso ao Logo antes de conhecer um computador de verdade. O caso é que aquela tartaruga era, no mínimo, surda, não saia do lugar, meu pai conseguiu desenhar um quadrado na tela, mas era difícil demais! Todos desistimos da tal tartaruga!

Muitos anos depois, eu já era professora e o mundo dos computadores nos alcançou, avançou para dentro da escola, nosso digníssimo senhor Diretor e a honorável diretoria, resolveram instalar um lindo laboratório de informática na escola, puseram todos os professores para aprender a mexer naquelas máquinas "maravilhosas, era possível escrever textos, fazer planilhas (nunca cheguei a tanto!), "que marravilha!"
Um dia, estava com meus alunos no laboratório e adentrou no recinto o dito Diretor, acompanhado de uma mulher, ele todo faceiro, se exibindo, mostrando como meus alunos eram espertos! Ela, então, disse que o Logo era uma linguagem muito apropriada para crianças aprenderem a lidar com os computadores (afinal, naquele tempo, programar era a finalidade final), ela veio querer me contar que era o tal do Logo, quando ela começou eu logo ataquei.. "Ah! Eu sei! É o da Tartaruga Lerda! - detesto a tartaruga" - nessas horas que eu penso.. você poderia ter ficado quieta, só um pouquinho!- Foi nesse exato instante que ela resolveu que eu ia ter que engolir, ela e a tartaruga, junto com as coisas por mim proferidas, tudo sem maionese.
Foi ai que a escola providenciou um laboratório mais avançado, equipado com máquinas IBM 356 ( acho que elas estavam encalhadas, a IBM vendeu muito 386 para professores e escolas), e começou a treinar todos os professores, aprendemos a conversar com a tartaruga, pensamos como ensinar as crianças a conversar com a tartaruga... todas as classes tinham horário no laboratório, Logo, Logo, Logo!
Estudamos muito, descobrimos como trazer os conteúdos das disciplinas para o laboratório, tudo sobre o Logo!
Inicialmente a escola propôs treinamento para os professores, depois, também contratou técnicos para apoiar os professores, o projeto começou a crescer, já não bastavam apenas treinamentos e técnicos, nós já conseguíamos fazer grandes programações, nossa tartaruga era a mais esperta e rápida de toda "tartarugalandia", fomos convidados para apresentar nossas conquistas na Condex!
Foi nessa época que a "gerente" do projeto resolveu levar três professoras para fazer um treinamento na IBM! Nossa que legal! Sim, muito, 80 horas, lá na IBM da rua Tutóia, de 2 a 6 de Janeiro! Nossa que legal,para quem for! hein? E eu fui convocada!
Assim foi, passei a primeira semana de Janeiro de 1995 aprendendo Logo Writer, Micro Mundos, Super Link... acho que nem adiantou tanto, afinal, logo o projeto foi abandonado, mas eu aprendi uns truques!...E não é que há coisas que faço por ter aprendido a pensar em tartaruguês? Nunca pensei que um dia diria isso!
(*) Não é programa, é linguagem. Sua função principal é educativa, criada por Saymor Pappert em parceria com o pessoal da Apple.

Nenhum comentário: