sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Meu suflê de queijo

Eu sempre gostei de comida boa, desde de que passei a ter minha própria cozinha, busco fazer uma comida gostosa, assism como os cozinheiros de final de semana não gosto da parte chata da cozinha, não gosto de lavar louça, limpar chão, descascar batata, essas coisas sem graça! Eu gosto de experimentar, eu gosto de arriscar, faço muita coisa boa, às vezes, também erro, deixo comida queimar e outras besteiras diversas.
Nesse exato momento me propus a eliminar 10 quilos até meu aniversário, então estou poupando meus dotes culinários.
Ontem eu estava assistindo GNT, eu adoro o GNT.
O Olivier Anquier estava numa fundição fazendo uma panela esmaltada.
Ele estava fazendo uma panela, e eu não sabia que era para assar um suflê, adoro suflê, fiquei assistindo.
E ele estava fundindo o metal, enformando e tudo.. bem legal!
Mas eu gostei mesmo foi da receita de suflê.
Na faculdade eu tinha uma amiga que gostava muito de cozinhar, com ela aprendi um monte de coisas, a mãe dela namorava um francês maluco que adorava ensinar receitas da terra dele, uma delas foi o suflê de queijo que adotei como meu.
E o Olivier começou a derreter a manteiga, como na minha receita, acrescentou a farinha, deixou fritar, como na minha receita, juntou o leite, fez o bechamel, tirou do fogo, acrescentou o queijo, diferente do meu, usou um curado mineiro (hummmm, deve ter ficado delicioso), um pouco de nóz-moscada, pimenta-do-reino, deixou esfriar.... juntou as gemas e por último as claras em neve, que diferentemente de mim, que uso a batedeira, ele faz na mão, colocou na panelinha untada e up! foi pro forno, 20 minutos!
Sabe que eu fiquei contentíssima! Sempre gostei dessa receita, agora mais ainda!
Pode ser que eu não aparente, mas no fundo eu sou "chique no úrtimo!

2 comentários:

Dinorah disse...

Paola, você e sua intimidade com a cozinha. Morro de inveja, detesto ter que cozinhar todo o santo dia, acho um saco. Até gosto de faze comidinhas diferentes, mas quem disse que o marido passa sem o bendito feijão-com-arroz de todo o dia? Vou tentar fazer o seu sufle - adoro, ainda mais de queijo.
beijos
Dinorah

Paola disse...

Ichi, Dinorah, esses maridos, hein? Acho que os mais velhos são os piores!
Eu também detesto do dia-a-dia, mas eu tenho outro problema, não gosto de comida de gosto duvidoso, prefiro cozinhar e deixar outras coisas chatas para o pessoal de apoio, sabe?
Então eu faço un malabarismos, por que, é lógico que a minha lista das "coisas que eu nunca mais vou cozinhar, vem aumentando muito!"por exemplo, eu nunca mais vou fazer bife rolê, nunca! Nem picadinho! a lista aumenta e eu invento, invento!
Ah! a receita do suflê é ótima, é só trocar o queijo por outra coisa, pode ser espinafre (cozido, espremido e muito bem picado), cenoura(cozida e passada na peneira)... fica bom sempre!
Beijo
PAola