quarta-feira, 16 de junho de 2010

Boas maneiras - No Elevador

E a Chata-de-Galocha acordou de vez, agora ninguém segura, vai abrir uma escola de boas maneiras e uma das aulas será de "comportamento básico em elevadores".
Veja bem, meu caro leitor, para se locomover num elevador não é preciso prática, nem tão pouco habilidade....no entanto é um tema bastante discutido, aqui mesmo na internet, por exemplo encontrei esse blog com um monte de histórias interessantes, e essa crônica de um mestre...
Vamos imaginar a situação fictícia, um único elevador serve exatos vinte e cinco andares, o elevador sobe, o elevador desce... O elevador pára no térreo, o elevador pára no subsolo, não tem mistério.
O bom do elevador é que não é complicado, chama-se o elevador quando ele chega você entra e pronto. Muitas vezes, por não haver as famosas setinhas indicativas ou um visor com números que demonstram o caminho que o dito cujo está tomando, é bom se informar quando da permanência de algum passageiro.
O caso é que mesmo o elevador existindo desde o século XVII, muita gente ainda não entendeu uma das leis da física que se aplica ao elevador, todos devem se lembrar, dois corpos não ocupam o mesmo espaço? Pois é...
Quando um elevador vem lá de cima cheio e pára no térreo, sinal que alguém que está lá dentro vai descer? Isso está claro. Se o elevador parou no térreo, alguém desceu, mas no elevador continuam outros passageiros, é sinal que os passageiros pretendem chegar ao subsolo? Puxa vida, nem precisa ser bidu para entender isso.
O fato é que tem gente que nem aprendeu a usar o elevador, mesmo tendo nascido nesse mesmo prédio, mora lá a vida toda... abre a porta e entra! Sim o elevador estava cheio, mas o infeliz entrou, não, não tem problema se obstruiu a passagem dos outros, se o destino é o alto e o elevador ainda vai mais para baixo, a criatura entra!
Estou falando de uma criatura específica, mas o caso se aplica a tantas outras.
Achei engraçado, afinal eu não sou uma pessoa do tipo mignon... e esse fulano só faltou apoiar os cascos em mim... não entendi a pressa, bem feito, ele desceu e depois parou no térreo de novo, anta! O elevador quando está descendo em direção ao subsolo e é chamado no térreo, ele desce e depois para no térreo, de novo!
Não estou reclamando por cavalheirismo, estou pensando em civilidade, só isso, afinal vivemos num mundo superlotado, se as pessoas não forem civilizadas estamos todos estrepados!
Fica aqui registrado, se alguém precisar é só me chamar!

Nenhum comentário: