terça-feira, 15 de junho de 2010

Barulho desnecessário

E a "Copa do Mundo é Nossa" começou...
Ela que estava adormecidinha, acordou! A Chata-de-Galochas foi despertada sem nenhum respeito via satélite pelas irritantes cornetas dos estádios de futebol...chamadas, lá na África do Sul de vuvuzelas.
Não é uma coisa incrível? A Chata-de-Galocha está se achando, ela diz que essas malditas cornetas já existem há "milleanni", não há novidade nenhuma, o sorveteiro que passava lá na rua do Itaim já tirava um som desses de um aparelho muito mais criativo! (Uma embalagem de "Veja" conectada a uma corneta), o palmeirense que mora aqui nas redondezas tem uma corneta atrás da cortina, quando é gol do Palestra ele assopra sem dó!
Ela estava toda animada, achava que ia ver uma torcida criativa, cheia de danças e cantos! Achava que iam reinventar a Ola espanhola com o gingado africano, que nada! Está tudo resumido aos irritantes barulhos dessa corneta sem graça!
A sensação é que os africanos foram recém apresentados ao futebol, não existe uma intimidade com o jogo, com as arquibancadas... Ok, é verdade que o público que vai assistir aos jogos do Mundial, não é o mesmo que vai ao estádio no domingão acompanhar as partidas do campeonato local, não é mesmo, mas quando o povo é acostumado, logo o público se acomoda.
O pessoal da televisão está dizendo que o Mundial da África está uma completa desorganização, eles estão sonhando com a organização em 2014? Qual será a fantasia, né?
O caso é que a Chata-de-Galochas está irritadíssima, disse que não dá para assistir os jogos, o barulho via satélite, incomoda.
Engraçado essa coisa de modismo, todo mundo vai na onda sem pestanejar, que coisa mais sem sentido, alguém inventa uma besteira e um monte de gente vai atrás, vira moda! Por aqui o "kit torcedor" é bem mais fornito de traquitanas, quem nunca passou na frente do estádio em dia de jogo... quanta tranqueira que os camelôs são capazes de comercializar! Lá todos ganham, quem inventou essas "vudunzelas" que atrapalham tanto que fazem mais mal que qualquer urucubaca possível, e quem tem tapa-ouvidos em estoque, também ganha... prronto, todos felizes!
Sei lá, né? Eu não vou discordar da Chata-de- Galochas, não! A única vez que eu assisti a um jogo de futebol no estádio foi a final do Santos e Corinthians, em 1984... e a torcida, naquele jogo, foi um espetáculo à parte, todos "unido na mesma emoção", a torcida cantava, se agitava em movimentos sincronizados... uma loucura, a força da multidão é sentida, é visível...
Em 2014, na Copa o Brasil, cada torcida nacional deveria adotar um país participante, para dar aquele calor brasileiro às partidas de futebol! Olha que estou achando bem divertido, hein, os Palmeirenses cuidando da esquadra azzurra, os corinthianos dos espanhóis, Portuguesa, Portuguesa Santista e Vasco da Gama, de Portugal, e assim por diante... nos dias de jogos do Brasil todos ficam liberados e o estádio se pinta de verde-amarelo!
Afinal jogo de futebol tem que ter aquele clima de tensão e expectativa que só o torcedor fanático é capaz de gerar... o primeiro jogo do Brasil é hoje... quero só ver... vou dar um Lexotan pra ela e curtir a partida!
Devo concordar com ela, esse barulho todo é desnessessário... torcida é outra coisa!

Nenhum comentário: