sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Eu não aguento... preciso dar minha pauladinha!

Nem adianta negar, dizer que nem é todo dia, isso não é atenuante para o fato de eu assistir ao BBB. É para zerar o Q.I., para espiar a vida alheia, expiar meus recalques, para não pensar em nada.
Acontece que já estou incomodada com essa porcaria, claro que a Globo rola de rir da cara de todos os otários que dão audiência à atração, que é, sem dúvida, o pior de todos programas, no entanto, enquanto gerar rios de dinheiro (mais ou menos o mesmo milhão e meio do prêmio, por programa de eliminação, sem contar as cotas de merchanding), continuará na grade, ocupando o horário nobre durante o início do ano.
Tudo muito bem armado, cenário bacana, corpos sarados, rostos bonitos, um ou outro destoante, nem bonito, nem sarado, mas todos lutando por um milhão e meio de reais, quantia que tira o pé de qualquer um da lama, antes as intrigas demoravam a aparecer, então a emissora inventou mil e uma tramóias para formentar a discórdia, o desconforto, é só olhar, casa separadas, comidas diferentes, privilégios para uns, castigos para outros, voto secreto e voto aberto, regras dúbias, tudo para gerar desentendimentos, misturado a tudo isso um monte de narcisistas, egocêntricos, vaidosos.
Até ai "morreu o neves", a ideia é essa, zoológico humano, todos rotulados para que a as mazelas sejam amplificadas, para que o público pense que atua como juiz, decidindo quem sai, quem fica.
Nessa parte da decisão, eu tenho sim, sérias dúvidas, afinal, ninguém sabe como funciona essa votação, etc e tal, essa vontade soberana do público me assusta, as escolhas dos eliminados denota-se tendenciosa e esquisita...
Vivemos um tempo em que a aparência vale mais que a conduta, mais que os sentimentos, uma pessoa é julgada pelo que ela aparenta ser, os belos e sarados são os festejados, bajulados, os feios, os fora de forma, execrados, mesmo que beleza e forma sejam caracteristicas absolutamente subjetivas, ou a própria Globo não ia ficar enfiando o José Mayer goela a baixo da audiência.
Agora estão querendo criar o herói do BBB10, diferente do Rafinha, o herói menino, fofo e indeciso, do Max, que usava a neuro-linguística a seu favor: "maximize suas qualidades, minimize seus problemas"ou qualquer coisa assim, ou até do Diego Alemão, que mesmo garanhão comprou uma briga por cavalheirismo, quase por gentileza e acabou levando o prêmio.
O escolhido da vez se mostra uma pessoa preconceituosa, grosseiro, egoísta e a emissora fica festejando o corpo sarado, anabolizado, pois a aparência não tem nada de natural, nem saudável, o rosto esquelético não inspira nem confiança. Além de tudo quando abre a boca profere as maiores barbaridades, inclusive mentiras sobre a propagação da AIDS.
O nome sugere algo brilhante, Dourado, como se fosse coroado, laureado, só que ao é o que ele mostra, se diz professor de Judô, que coisa esquisita, se ele fosse mesmo professor de Judô deveria respeitar a filosofia da luta e lembrar dos princípios que Jigoro Kano estabeleceu para o esporte, e começar a respeitá-los:

Ideologias e espíritos

  • Quem teme perder já está vencido.
  • Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade.
  • Quando verificares com tristeza que não sabes nada, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado.
  • Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
  • O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar.
  • Conhecer-se é dominar-se, dominar-se é triunfar.
  • O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes e fé para acreditar naquilo que não compreende.
  • Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros judocas.
  • Praticar judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência.


Acho que está explicado, né? Além de tudo o cara nem é inteligente, quebrou todas as regras do esporte que se diz professor.
Ai vão me dizer assim: é só um programa de televisão, e eu rebato dizendo... é um programa de televisão que invade a casa das pessoas todas as noites, nem todo mundo consegue fazer uma crítica minimamente razoável e perceber que é só um programa de televisão, há quem leve a sério, imita e repete, isso é um perigo!
A única regra clara do programa é: Não pode agredir fisicamente outro participante.
Sobre outros tipos de agressões, verbais, principalmente, ele já experimentou todas.


2 comentários:

Ana R. disse...

Fico imaginando como será a mente desse tal de Boninho...A popularidade do Dourado é proporcional à mentalidade da grande maioria dos brasileiros e isso é assustador. Eu vejo esse personagem como um pobre diabo, sem grana pra pagar um aluguel sequer e fazendo qualquer negócio por dinheiro. É degradante seguir um script tão vulgar, em rede nacional, pra ganhar dinheiro, junto com a Globo. A Globo é um grande problema cultural no Brasil. É o atraso maquiado. Sinceramente, não assisto ao programa, sempre achei chato, e durmo cedo. Mas a gentefica sabendo das barbaridades no dia seguinte, pelo twitter, pelos meios de comunicação. Tem que haver um bom boicote à Globo, mas é muito difícil, o brasileiro não está nem aí!

Paola disse...

Ana,
Acho que é pior que não estar nem ai, vejo que as pessoas estão enclausuradas em casa, sem perceber que o mundo não é a televisão, vejo que tudo está passando pela televisão, e o pior é que todas as emissoras são muito ruins, as poucas que se salvam não dão conta de fazer frente a tanta barbaridade