quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Frutinhas


Mesmo com a chuva dos últimos dias, apesar do dilúvio que atingiu São Paulo, algumas coisas seguem seu ritmo. Perto da Primavera, quando a temperatura começa a ficar mais agradável, os passarinhos aparecem e povoam as árvores aqui em volta, e eu sempre achei tão pobrezinhas essas árvores.
Os passarinhos estão numa agitação daquelas, construíram seus ninhos e os filhotes já começaram a sair dos ovos, os bichinhos começam a algazarra muito antes do sol nascer, e é claro que eles moram na árvore mais próxima da minha janela.
Tão bucólico, na maior cidade do hemisfério Sul! Nas madrugadas mais barulhentas, algumas vezes perco o sono, antes da construção, eles moravam nas árvores do terreno, agora se mudaram para bem pertinho, até acostumar, eu sofro um pouco. Os bem-te-vis são os mais escandalosos quando o sol nasce.
Hoje, descobri a razão do endereço dos passarinhos, bem perto da árvore onde eles moram há um fast-food especializado em comida de passarinho, não sei que fruta é, eles adoram.
São Paulo, apesar de todo cimento, ainda guarda em alguns pontos, lembranças de uma cidade que já foi arborizada por inteiro.

3 comentários:

Rita de Cássia disse...

Estafruta é uma delicia, é chamada aqui de ameixa amarela. Tem razão deles estarem por ali!!!!
Beijos

LuMa disse...

Belo tributo aos nossos amiguinhos urbanos, Paola, e belo texto! Minha janela tbém dá de frente a um mini-condomínio de passarinhos e conheço a algazarra,rs. Uma vez, eu estava no alto de um prédio lá na Vergueiro, e ao amanhecer de um domingo, ví uma revoada de canarinhos verdes pousando numa árvore secular. Serão provavelmente crias de canarinhos abandonados que conseguiram sobreviver e se adaptar, com toda a falta de verde que nós conhecemos. Fiquei torcendo pra que aquela árvore onde pousam nunca seja cortada para dar lugar a um novo condomínio e especulações.

Se vc dedicar alguns minutos a mais na observação, percebe-se que eles são como nós. Brigam, cantam, reclamam, desobedecem e, enfim, são o nosso espelho,rs. Fala sério, Paola, São Paulo precisa urgentemente de verde, ou os passarinhos terão sempre que fazer o bate-e-volta entre a cidade e a serra do mar! Beijos.

Victória disse...

é nespera ou ameixa amarela...
tem uns 2 ou 3 caroços marrons dentro.
Deve ser época porque vi um camelô vendendo...
bom final de semana
Bjão