sábado, 29 de agosto de 2009

Tradição e belezura

Passei a tarde com a filha-que-já-pode-votar e minha sobrinha serelepe na casa da minha mãe.
A caçula foi passear e como faz falta a caçula nessas horas, afinal é ela quem se dedica às brincadeiras com a prima, na ausência da irmã, a filha-que-já-pode-votar teve a ideia de pegar os bobis da avó para fazer um penteado na prima. Enrolaram os cabelos, uma fez penteados na outra, abusaram do laquê, até que serelepe resolveu pentear a avó, escova para cá, pente para lá e os bobis foram parar também na cabeça da vovó. Meu cabelo também recebeu um trato especial, sem bobis, afinal estavam todos ocupados.
Que brincadeira gostosa essa de pentear e ser penteada, quando eu era pequena, minha avó, mãe da minha mãe, permitia que nós penteássemos seus cabelos, permitia e adorava, colocávamos bobis com laquê e tudo, ainda havia sessão de massagem com creme Nívea, nos braços, pernas e costas, e a melhor parte, a máscara milagrosa com creme em profusão. Aquela lata azul, conosco não durava muito, mas quem estava se importando?
Acho que hoje eu entendi minha avó, "cabeleleiro" é o tipo de brincadeira que rende bastante, depois de toda a preparação, o tempo de espera, tem ainda a finalização, além de distrair, transforma qualquer abóbora em uma linda princesa.
Hoje a brincadeira se prolongou um pouquinho mais, o banho com shampoo para cabelos brancos, que também serve, segundo nossa receita, para alourar as madeixas, houve ainda uma secagem básica!
A sorte é que essas tratamentos são garantidos e em poucas vezes os resultados já aparecem!
Esse é o segredo de beleza de nossa família, há gerações em uso, e o resultado é sempre o mesmo: belezura garantida! Quer experimentar?

Nenhum comentário: