segunda-feira, 30 de março de 2009

Espelho, espelho meu....

Agora mesmo eu estava dando meu giro habitual na minha lista de blogs, quando me deparei com este post da Lola, ela fez uma lista e fez um apanhado rápido de quem ela é, no final ainda propõe que seus leitores também fizessem isso, eu ia fazer um comentário lá no blog dela, mas pensando bem, aqui é o lugar.
Depois de muito pensar, me questionar, finalmente descobri que escrevo esse blog para registrar minha própria história, meus pensamentos, as marcas que espero deixar no meu mundo.
1- Nasci em São Paulo, na década de 60, sou a mais velha de cinco irmãos, todos nascemos entre 63 e 69.
2- Meus pais, nos criaram de maneira diversa do habitual da época, conversávamos mais, recebíamos menos castigos, éramos incentivados a ter responsabilidade, ser autônomos, hoje eles acham que poderiam ter endurecido mais conosco, cobrado mais, exigido mais comprometimento com as coisas, principalmente os estudos.
3- Por ter tantos irmãos e minha mãe estar sempre muito atarefada com crianças, minhas avós me levavam para passar os finais de semana com elas, por isso, tenho tantas histórias para contar, tanta intimidade para lembrar.
4- Aprendi a gostar de ler com meu pai, recebi influência direta da maneira que ele pensa e age, aprendi a questionar a realidade com ele, aprendi que a propaganda oficial, sempre quer que o "povão" acredite que vivemos num paraíso. Assim como ele, muitas vezes tenho posturas "orgulhosas", não dou meu braço a torcer, "morro seco, mas morro em pé", talvez herança de minha avó que dizia ser Carvalho, e como carvalho morreria em pé,isso ela conseguiu.
5- Com minha mãe aprendi a ser mãe, e a entender que ser mãe não quer dizer anulação. Foi ela quem sempre me incentivou a buscar o que eu realmente quero, descobrir meus desejos.
6- Na escola nunca fui aluna exemplar, fiquei de muitas recuperações e até repeti de ano, mas quando cheguei na faculdade, me encontrei, sem querer virei uma aluna c.d.f., eu estudava com gosto, a educação sempre foi uma preocupação real para mim. Achava que sendo professora poderia modificar algumas coisas corretes em nossa estrutura educacional.
7- Descobri que amor a primeira vista existe, fui fisgada por ele, namorei três anos e depois casei. Casamos na igreja, muito mais por razões prática e técnicas do que por alguma ideia religiosa.
8- Escolhemos ter filhos, me senti plenamente realizada quando engravidei. Engordei trinta quilos em cada uma, emagreci tudo antes de engravidar de novo. Agora nestes últimos dois anos, talvez por causa da idade, engordei e estou tendo dificuldade para voltar ao patamar que julgo aceitável, bem perto do limite máximo indicado, mas mais baixo, claro!
9- Gosto de comer salada, massa e carne, não passo sem frutas, adoro abobrinha, beringela e tomate, passo anos sem por uma lasca de chocolate na boca, sinto falta de café.
10- Atualmente estou desempregada, mas não desocupada, e apesar de muita gente me julgar acomodada, eu sei que logo, logo a vaga que estou pretendendo vai acontecer. Nos vinte e tantos anos em que estive no mercado de trabalho, sempre dei conta de tudo, de ser profissional, mãe, e outras coisinhas mais.
11- Por eu estar sem trabalhar e estarmos em plena crise financeira mundial, está difícil lidar com as coisas do dinheiro, situação que eu sei não é permanente. Logo, logo vai dar para desapertar o cinto.
12- Me preocupo em ensinar meus filhos serem responsáveis e comprometidos, não aceito corpo mole como desculpa para ocasionais fracassos, não tem problema não ir bem na prova, tem problema ficar flanando em véspera de prova.
13- Odeio vizinhos barulhentos, ontem mesmo, precisei pedir para a filha da vizinha parar de gritar pela janela.
14- Não sou competitiva, gosto das coisas bem feitas, gosto de me sentir como parte de uma grupo. Detesto gente encostada, que percebe meu ritmo e vai se acomodando, nas minhas costas.
15- Uso sacolas recicláveis para fazer compras e separo o lixo, acho que são atitudes simples demais para não serem feitas, assim como lembro de tomar água, lembro de levar as sacolas para as compras. Vou ao mesmo supermercado todos os dias, prefiro assim, compro de pouco em pouco.
16- Gosto de ver crianças brincando e ajudo a promover uma infância bem sujinha para as crianças próximas. Brincadeira na areia, pinturas com tintas melecadas, são o must.
17- Tenho dificuldade em pedir ajuda, da mesma maneira que sinto dificuldade em dizer não, algumas situações são tão óbvias, que não seria necessário. Sou determinada, dificilmente desisto de alguma coisa no meio do caminho. Atualmente já consigo perceber que não adianta ficar dando murro em ponta de faca, o fracasso também faz parte da vida.
18- Uso filtro solar todos os dias e já há uns 10 anos não me maqueio todos os dias. Aliás, nunca fui muito de me maquiar, até então só usava lápis e rímel, batom saia muito rápido. Não gosto de maquiagem escorrida, não sou do tipo que faz retoque.
19- Fumei durante muitos anos, parei completamente no dia 1º de Julho de 2007, de lá para cá me sinto vitoriosa, não precisei de remédio nem bala, só minha própria força de vontade. Também não sou ex-fumante chata, só não gosto de fumaça nas minhas ventas.
20- Estou casada há 21 anos, nesse tempo todo aprendi a cozinhar, já queimei muita panela. Agradei, decepcionei, mas sempre me mobilizei para evoluir, na cozinha e na vida.
21- Adoro ir à museus, adoro a Pinacoteca, apreciar um quadro, uma escultura, uma instalação, faz todo o sentido.
22- Tenho o estômago fraco, muita coisa me dá nojo e fico com ânsia de vomito, nem adianta querer mudar, sempre foi assim, aliás sou fraca para coisas de hospital também, costumo me sentir mal em sala de espera de pronto-socorro.
23- Sou chata de doer, pontualíssima, fico revoltada quando me fazem esperar e tentam me engambelar.
24- Tenho uma ótima memória, dificilmente esqueço um rosto, às vezes, não lembro o nome, mas se eu achar que conheço, remexendo bem, a ficha vem completa, isso nem sempre é muito bom, tem gente que não gosta de ser reconhecido, ou que lembrem detalhes de seu passado, e eu lembro.
25- Tenho sensibilidade para determinadas situações, percebo climas no ar, já estou me controlando, antes eu perguntava mesmo.
26- Não gosto de ser controlada e ter que dar satisfações desnecessárias, não gosto de ficar explicando por que fui, por que fiz.
27- Adoro coisas bonitas e bem feitas, detesto frescura, exagero, 'carnavalização' de situações e de coisas. ( Prefiro uma bolsa que eu ache bonita que uma imitação de uma marca famosa)
28- Gosto de Beatles. Sei a Carmina Burana inteirinha. Amo a 9ª Sinfonia. Não gosto de Roberto Carlos, Fábio Júnior nem de Daniel.
29- Acredito que o auto-conhecimento é sempre o melhor caminho, até o melhor remédio.
30- Tenho certeza que todas as nossas escolhas são boas escolhas, só escolhemos o que damos conta de assumir.
31- Muitas vezes sou tempestade, turbilhão, vulcão em erupção, mas estou sempre buscando a brisa amena.
Será que sou isso mesmo? Eu fiz, você?

Nenhum comentário: