segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Ordarium e beletrista


Faz muitos anos que não brinco de "Dicionário", jogo de salão, ingênuo e divertido, a única dificuldade é arrebanhar um número suficiente de pessoas dispostas a se concentrar, caso contrário, não dá em nada.
Dessa vez não chegou a ser um jogo, mas foi divertido.
Meu cunhado, desafiou minha mãe com a "A Montanha Mágica", eu acho que ele não leu, mas minha mãe resolveu que vai ler até o fim.
Ela lê e sofre, reclama, fica brigando, discutindo com o Thomas Mann, como pode isso?
Além da dificuldade com a história em si, com a qual ela não concorda, há outra dificuldade muito pontual, com o vocabulário. De repente ela pára e lê uma palavra: quem sabe o quê é? As respostas vão desde o clássico não sei, até o inteligente pelo que parece pode ser, quem sabe. Só que nenhuma possibilidade parece "ornar" com o texto.
Então, já que estávamos todos lá, meio desocupados, vamos todos ao dicionário, olha só! Alguém que não ouviu a explicação vem correndo querendo saber o significado.
As crianças ficam em polvorosa, vovó, que palavra você (você sim, aqui em casa cada um com seu título, mas sempre tratado de você) quer que eu procure? Nesse dicionário não tem, será que no outro tem?
Essa ladainha o final de semana todo, que delícia de ladainha!
No final das contas entendi que sempre tive a maior antipatia desse livro, sempre tive a sensação que esse livro é o ícone máximo da encheção de linguiça (sem trema, viu?), pelos trechos que minha mãe leu para nós, eu tinha razão!
Por favor, se eu estiver errada, alguém me avise que eu leio, e depois digo que achei!
Ah! Ordárium, é o tipo de julgamento que acontecia na Idade Média, antes da Inquisição.
E beletrista, é uma pessoa que se dedica à literatura amena!
O mais engraçado é que a mais animada com a história do dicionário é a caçula que horas depois vem usando todas as novas palavras em seu rico vocabulário!
E minha mãe, está lendo dois livros ao mesmo tempo, "A Montanha Mágica" e o dicionário!

Um comentário:

Patricia Daltro disse...

Paola,
que bom que gostou! ;o) Nunca consegui terminar de ler A Montanha Mágica, mas um dia volto a tentar. rs

Beijos