domingo, 21 de dezembro de 2008

O Natal da Crise


Só estou de olho.
Notícias cabeludas, sobre o mercado financeiro, sobre o comércio em geral, sobre a produção, sobre o preço do petróleo, sobre catástrofes naturais em Santa Catarina e Minas Gerais e para completar os desvios de donativos. Muita informação e pouca solução.
No jornal, foi publicado que apesar do movimento no Shopping Cidade Jardim, as lojas de luxo inauguraram as liquidações previstas para Janeiro, antes do bom velhinho chegar. Um cenário cinzento, assim como os dias aqui em São Paulo.
Apesar de tudo isso, há emissoras de televisão, que descaradamente, veiculam informações sobre a corrida alucinada em busca dos presentes de Natal, salpicando flashes de "Seu Lula" afirmando que a crise nem vai chegar aqui, mas ele falou assim: "ói, cêis tudo SIFU, hein!".
Eu que sou um pouco demorada para entender as coisas, mas muito rápida para sentir os efeitos da tormenta financeira, bem aqui entre nós, a quem esses caras estão querendo enganar? Como assim incentivar o consumo? Alguém tem coragem de enfiar a mão no bolso e despejar um monte de dinheiro para levar para casa um bocado de bugigangas que vão ocupar espaço antes de satisfazerem algum desejo inexplicável?
No meio dessa turbulência toda, minha sugestão, sincera é que todos nós possamos reinventar as comemorações natalinas de maneira mais humana, menos consumista. Talvez seja o momento de resgatar algumas relações que se perderam no tempo, encontrar um espaço para restaurar o amizades verdadeiras, ou até, quem sabe, ligar para aquelas pessoas com quem falta resolver alguma pendencia boba ou muito séria. Quem sabe o Natal da Nova Era, seja o Natal das relações humanas, quem sabe. Essa é minha proposta para o meu Natal!
Já imaginou que maravilha encontrar a família e os amigos sem ter que se preocupar em agradar com presentes? Já imaginou uma refeição deliciosa sem exageros, com a mesa rodeada de pessoas queridas aproveitando o momento? E cada um podendo oferecer o quê tem de melho, sua própria pessoa? Ah! É isso que me inspira para a próxima semana!

Um comentário:

Ana R. disse...

Quem foi que inventou essa baboseira de presentes no natal?? É coisa de quem tem interesse em vender e todos os penduricalhos em forma de impostos, pagamento de estacionamentos, etc., etc. É a roda que tem que girar e girar....É o sistema trabalhando a todo vapor, a lavagem cerebral da propaganda....