segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Competências


Fiquei chocada, soube ontem , uma Uni Não Sei Quem, resolveu abrir um novo curso de Mestrado (Até ai?) Mestrado em (segure-se na cadeira) em Alfabetização e Letramento. Ah! Quase ia me esquecendo, até mais ou menos a década de 70 todos fomos alfabetizados, com a chegada do construtivismo, passou-se a entender que além de entender o código escrito era necessário se apropriar dele, saber usar, interpretar tudo isso, com essa nova forma de entender a educação, também passou-se a valorizar as experiências anteriores dos alunos.
Pena que no nosso país pouca gente se esforçou para colocar tudo isso em prática, os reacionários disseram que tudo era bobagem, bom mesmo era o velho e desgastado "bê-a-bá", mesmo assim, as coisas mudaram, para pior, muito pior, é fácil comprovar, as pérolas do ENEM estão aí para comprovar.
Muito bem, o nome é bonito, eu concordo, mas me choca é o "Mestrado"!
Vamos ver se consigo explicar minha surpresa.
Até alguns anos (1997) para ser professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental era necessário o Curso Magistério, antigo Curso Normal, nível de Ensino Médio, o tempo passou, percebeu-se então que era necessária maior preparação, então passou-se a exigir o curso de Pedagogia para professoras de Educação Infantil e Fundamental.
Fez-se campanhas, houve criação de cursos, milhares de antigas normalistas voltaram aos bancos escolares e se formaram pedagogas, inventaram Pedagogia em DOIS anos, inventaram Pedagogia aos SÁBADOS, inventaram Pedagogia de muitos jeitos, mas nunca como os cursos já existentes, em QUATRO anos, seis mil e tantos créditos, sabe aquela coisa com TCC, prova e tudo mais.
Eu sei, você sabe, todo mundo sabe, não dá para formar em dois anos um especialista em educação, aliás, um bom educador leva a vida toda para se especializar, mas um mínimo, dá para perceber que é necessário.
Algum órgão do Ministério da Educação, achou que era possível formar educadores em tempo recorde, e autorizaram um monte de maluquices que chamaram de "Faculdade de Pedagogia e Educação".
Abre-se então espaço para os oportunistas, os "donos" de Unis e resolvem levar tudo para a pós-graduação, então tem pós em Alfabetização, em Artes, em tudo!
Tudo bem, eu sou uma professora com prazo de validade vencido, eu sei, nem discuto, mas eu ainda sei muito bem qual é o fazer dessa profissão, para ser professora precisa estudar, muito, precisa trabalhar, muito.
E minha gente, nosso país precisa de gente bem preparada para enfrentar a sala de aula, se não... todo mundo já sabe, a média do ENEM vai cair dos 4,5, para sabe-se lá onde, e não vai ter Mestrado que dê conta!


3 comentários:

Anônimo disse...

i think the archive you wirte is very good, but i think it will be better if you can say more..hehe,love your blog,,,

Anônimo disse...

I think I come to the right place, because for a long time do not see such a good thing the!

Anônimo disse...

Good article, good things, good feelings, good BLOG!
Saftey Net