quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Capeletti do Natal


Entre as muitas tracições natalinas, o "capeleti in brodo" da nona, talvez seja, junto com o tordilhe da minha avó, uma daquelas tradições singulares e individuais, só nossa. Esse era o costume na casa do Nono Beppe e da Nona Maria, mantido vivo enquanto as filhas deles estiveram por aqui.
Sempre foi feito em casa pela mulherada, minha avó e as irmãs faziam uma média de mil capeletis por minuto, tal era a destreza delas.
Imagine você, dia 25 de Dezembro, depois daquela comolança que varou a madrugada com requintes gastronômicos como o tordilhe, no dia seguinte, todos à mesa na hora do almoço para a refeição que se inicia com um prato de caldo (como o da canja) com capeletis recheados de carne de porco, ave e sabe-se lá o quê mais! Sabor inigualável, impossível de se recusar!
Ao final desta parte, não havia quem já não estivesse suando, afinal o capeleti se come quente, bem quente, com queijo ralado, lógico. Depois do capeleti vem o salpicão, o tender, o peru, a farofa, o arroz com amêndoas, aquele molho delicioso para regar as carnes, e o purê de maça.
Depois disso tudo ainda tinha a merengada, o pudim de castanha, a cassata e o crustoli!
De todo esse cardápio maluco de Natal, acho que sinto falta mesmo do capeleti e do crustoli, duas da coisas mais gostosas que existe na face da terra, capeleti tem por aí, um monte, mas como d minha avó, sem chances, a massa fininha e cozida com o recheio temperado na medida exata, num caldo encorpado! O crustoli, uma massinha frita e passada no açúcar e na canela, é fácil de fazer, só tem aquele agravante da fritura, na cozinha tamanho mini aqui da minha casa essa é uma atividade impossível.
Fica aqui registrado, que nessa época do ano lembro com muito carinho das minhas duas avós que , cada uma à sua maneira, mostraram como poderia ser o Natal! Cheio de alegria e confusão, um monte de comida com gosto de amor, de tradição!
A todos que por aqui passarem, desejo muita paz e harmonia ao lado das pessoas amadas!

10 comentários:

Camila disse...

ai q phina e criativa vc...nada de fazer o óbvio! adorei!!!!

bjs e eeeexcelente natal chuchu!

lola aronovich disse...

Hmmmmmmmmm! Parece divino esse capeletti. Legal, original, comer capeletti no natal. Geralmente o pessoal tá tão entretido com o peru...
Abração, boas festas, e como é que eu não tô na sua lista de links, se a senhorita aparece no meu blog com frequência?!

Kenia Mello disse...

Ah, Paola, uma coisa que eu comia sempre e não como mais, parece que está em desuso, é a rabanada! Menina, como isso tem a cara da infância e de avós!
Beijos.

Paola disse...

Lola!
Claro que está!
Não perco uma!!!!!

Beijo

PAola

Paola disse...

Kenia,
NA minha casa não usamos rabanada, não faz parte de nosso costume!
Tudo depende de quem cuida da comida, por aqui é a cozinheira quem manda!
Minha mãe não deixa faltar salpicão, farofa e merengada!


Beijocas
PAOla

Paola disse...

Ice,
NAda como ser de uma família um pouco maluca, nunca usamos leitão, nem lombo, acho isso engraçado!

Beijocas
PAola

Anônimo disse...

Oi Paola

As tradições, quando mantidas, nos remontam às boas lembrança que trazemos conosco e , que às vezes, estão meio escondidas....
É muito bom poder recortdar!

Anônimo disse...

cool blog

Anônimo disse...

See you in these things, I think, I started feeling good!
Personalized Signature:贵州信息港休闲游戏中心,我爱掼蛋网,重庆游戏中心,金游世界视频棋牌游戏中心,南通棋牌游戏中心,贵港热线休闲游戏中心,淮安棋牌游戏中心

Anônimo disse...

I think I come to the right place, because for a long time do not see such a good thing the!
Farming Net