quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Seu Chaves


Santista, daqueles que desce a serra para ver o peixe jogar na Vila. Usa camiseta, boné, e tem adesivo do Santos no vidro do carro. Esse é o seu Chaves.
Conheço seu Chaves há milhares de anos, ele foi porteiro no prédio da minha mãe, depois no meu. Depois de um tempo aqui, ele começou a ajudar na manutenção, por fim se aposentou e passou a fazer uns bicos, reformas, pinturas e reparos em geral.
Estourou o cano? Espanou a torneira? Estrupiou a rebimboca da parafuseta? Chama o Chaves. Eu ligo na casa dele.
Outro dia, meu dignissimo filho, estava em um de seus banhos adolescentes (longo e pelando) e queimou o chuveiro! Aí está mais uma situação para chamar o Chaves.
Ele veio, todo animado, deu uma olhada, mexe aqui mexe ali, é seu Chaves o moleque estava tomando banho, ê moleque! A senhora não fale mal do moleque, que ele é gente boa demais! Sem contar que é santista!
Tá bom, não falo, obrigado, isso que é um elogio para mãe ouvir.
A conversa dele com o chuveiro não foi assim tão fácil, teve que voltar depois.
Quando ele voltou só a filha-que-pode -votar estava, depois ela contou que ele perguntou como estava na escola, quis saber da pequena também. Arrumou o chuveiro. Deixou uma bagagem aqui em casa, voltava no outro dia para não precisar levar no ônibus.
No outro dia ele veio e me trouxe uma torneira, ele observou que a minha estava meio estragada!
Esse seu Chaves!
Sabe ele é uma dessas pessoas que estão sempre de bem com a vida, animado, sempre disposto.
Ele diz que faz uns bicos para a freguesia antiga, o pessoal que ele conhece desdo tempo de portaria, que nada ele tem é um senhor negócio, à moda antiga, brinda a fidelidade dos clientes com sua simpatia e pequenos regalos. Dessa vez eu ganhei uma torneira em melhores condições que a que eu tinha!
Vai ver que é por isso que primeiro eu chamo o Chaves.

4 comentários:

Camila disse...

e quem não ama?


bjs chuchu

Gerly disse...

Tão bom poder contar com gente boa!
Ainda bem que ainda existem pessoas assim.
Viva Seu Chaves!

Xêro!

Kenia Mello disse...

Sorte sua, Paola, em ter um seu Chaves pra chamar de seu. Hehehe
Pra cada serviço desses, tenho que chamar um picareta diferente. :/
Beijos.

ARMANDO MAYNARD disse...

Manutenção - serviços gerais -chama Seu Chaves.Toda casa que se preza tem um "Seu Chaves".Na minha é Seu Mário, o faz tudo, só êle sabe consertar as goteiras daquí de casa.Interessante como as histórias se repetem, em lugares totalmente diferentes, deve ser assim no mundo inteiro...Um abraço,Armando(lygiaprudente.blogspot.com)