sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Feriados




Finados, demorei a descobrir o que significava, sabia que era feriado, sabia que muita gente gostava de ir ao cemitério nesse dia. Sabia que tinha procissão. Lá em Atibaia, onde íamos nos feriados, tinha tapete de serragem, tinha criança vestida de anjo. Era difícil entender essa história de "Todos os Santos", sempre tive curiosidade de saber se alguém conseguiria saber quem eram esses "Todos os Santos", me parecia muito santo para uma pessoa só.
Para ser sincera sempre tive a maior dificuldade em diferenciar os ritos da Páscoa, Corpus Christi, Finados e Todos os Santos. Sabia que tanto em uns quanto outros tinham aquele peso de morte, de culpa, de sofrimento, além do cheiro de muita vela queimada e rosas meio apodrecidas.
Hoje fiquei curiosa e resolvi pesquisar, entre muitas explicações a que eu achei mais interessante, que não garanto veracidade, afinal pesquisei aqui na Internet, sabe como é.
O dia de "Todos os Santos" é um dia "coringa", que se pode rezar para o santo que você quiser, se no dia 28 de Outubro alguém se esqueceu de rezar para São Judas, no dia 1 de Novembro, o devoto reza, tem a mesma validade.
Seria um dia de plantão do Santo? Uma campanha, para acertar a vida com o Santo?
Nesse dia quem está em dívida, acerta o carnê?
Não gosto do loteamento do céu.
É impressão minha ou nos últimos tempos há um movimento de "religiosidade festiva", muito adesivo no carro, muita pregação?
E os Santos, em fila esperando para atender a próxima senha.


Nenhum comentário: