sábado, 4 de outubro de 2008

25 km

Há quem chore dez minutos ou duas horas, eu choro em quilômetros, hoje chorei 25 !
No outro post eu disse que tinha que tomar uma decisão, você lembra, né?
Pois é,foi  ela (a decisão) me tomou.
Todo bimestre , na escola das crianças tem uma reunião, cada vez de um jeito, às vezes é uma palestra, uma discussão em grupos, uma exposição dos trabalhos ou (a melhor de todas) a apresentação.
Passei o dia todo pensando nessa situação, como resolver tal questão.
Hoje tinha reunião, ontem, estava decidida, não vou, não, não vou conseguir. Depois do jantar abri meu email para ler meu i-ching, não por nada mas veja você mesmo:

Tsui: A Reunião,
Agora é oportuno que você se reúna com outras pessoas e prossiga com os outros na realização dos seus projetos e negócios. Tenha presente que em um grupo é preciso sempre considerar idéias e expectativas diferentes umas das outras. Convém-lhe então evitar pretensões excessivamente antipáticas.

Vemo-nos amanhã.

O Lago



A Terra
Ching 45


Além disso, eu tinha que encontar um argumento.
Nada como um dia após o outro. Ao acordar, muito tempo antes do despertador, tive tempo de tomar meu café-da-manhã, peguei meu livro e lá estava escrito que era para ver o mundo através do coração.
Peguei o carro, no trajeto, meu argumento apareceu, amarradinho, lindo, a situação exata. Pronto isso já estava certo.
Cheguei na porta da escola, minha vaga preferida estava lá, me esperando. Desci do carro, a primeira pessoa que surgiu foi uma integrante do nosso "rodízio sem fronteiras", cujo lema é: "você mora longe, nós também, juntos chegaremos lá todos os dias". Nesse dois anos de rodízio, ninguém dormiu na escola, ninguém ficou em casa por falta de carona.
Enquanto andávamos pela escola, fui contando o caso para ela, contando e chorando.
Chegamos na reunião, uma fala mais linda que a outra. A experiência de viajar com todos os alunos da escola, levar a escola para outro lugar, aprender fora da escola, aprender com outras pessoas,  ouvindo e chorando.
Outra amiga perguntou se eu estava triste, não, é difícil explicar, não estva triste não, estava feliz por ter encontrado minha resposta, e aceitando que por vinte anos esperei para encontrar esse lugar.
Reunião acabada, volto para casa, dirigindo e chorando.
Ao chegar em casa, antes do almoço, tomar a decisão, conversa definitiva, conversando e chorando.

Estou exausta, mas decisão tomada, nem sempre o mais lógico é o melhor.

2 comentários:

Cristina Sampaio disse...

Sim, Paola, nem sempre o mais lógico é o melhor, às vezes é apenas o possível, o que conseguimos suportar em um dado momento. Em muitas situações as lágrimas são inevitáveis, não conseguimos controlar. Somos forçados a decidir todos os dias, e às vezes não temos escolha, não há opção viável, não depende de nós, por isso viver é tão difícil, e ao mesmo tempo tão mágico, imprevisível.
Beijos

Paola disse...

Cristina,
Muitas vezes podemos fazer acontecer, e minha emoção toda foi por ter demorado a entender isso!
Beijos
PAola