sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Musicais


Isso aconteceu há uns dois anos, acho.
Tudo começou com o High School Musical, as duas filhas, estavam animadíssimas. Era tanta propaganda, era tanto programa na Disney Chanel, era impossível resistir.
Acabei assistindo o filme com elas. Meu deus! Era a versão pasteurizada do Grease, ou seja, suprimiram tudo que pudesse fazer referência às drogas, sexo e até rock-and-roll.
Um horror, um horror. De repente a filha que já pode votar ficou furiosa, a coreografia era cópia de uma coreográfia de seu filme preferido, o Foot Loose. Tão preferido que ela comprou o DVD.
Ao final da exibição, começou a sessão "mamãe-sabe-tudo", destilei todo meu veneno, elas ficaram furiosas. Na mesma semana aluguei o Grease, elas concordaram. Assistimos muitos outros, sempre fazendo as críticas, o Grease e o Foot Loose, os preferidos.
Elas gostam de musicais.
Estava faltando o meu musical preferido, o Hair, adoro o filme, as músicas, o figurino, a coreografia, tudo.
Não tinhamos tido a oportunidade de assistir.
Outro dia, passou no TeleCine Cult. "Venham meninas, vai passar Hair!"
Elas começaram adorando, logo a mais nova foi dormir.
A mais velha achou que o filme era muito preconceituoso.
Estava gostando das músicas, do figurino, essas coisas e tal.
Foi chegando perto do final, ela foi se ligando que aquilo tudo não ia acabar bem.
Ela levantou-se, muito brava: "Mãe, musical tem que acabar bem! Onde já se viu? Nunca tinha ouvido falar de musical com morte no final! (ela nunca ouviu falar de ópera?)
Não teve acordo, ela não gostou, não adiantou eu tentar explicar que eles estavam criticando a política externa da década de 60... ih! ela ficou brava.
É, é verdade, é trágico mesmo, mas mesmo assim é um filme que eu gosto.
Fiquei pensando nisso, o quê faz com que eu goste tanto do filme?
Eu sei, esse filme foi lançado em 79, nessa época, em plena adolescência, eu fazia aula de balé moderno, numa escola muito legal, tinha um clima super bacana, o professor, era o máximo (tanto que pouco depois ele foi contratado por uma companhia internacional super renomada) e o método dele era o tal do "Falcon" a mesma do filme. Ele usava o disco do filme.... a aula era de 1h30, era uma festa, uma delícia!
Vai ver por isso eu nem lembrava muito da parte trágica do filme!

Nenhum comentário: