quinta-feira, 31 de julho de 2008

Uma lista.




















Depois das núpcias, foi diagnosticado: efizema pulmonar, ela não teria muito tempo de vida.
À força aprendeu a lidar com o inevitável, aprendeu a falar no assunto e todos sabiam, depois de cremada, suas cinzas deveriam ser espalhadas na costa de Catanzzarro, no Mediterrâneo, a terra natal de sua mãe. Outras exigências, bem conhecidas,umas mais, outras menos difíceis de serem cumpridas. Não queria mofar numa cama de hospital, não queria ficar com cara de morta, por favor. Seu nome era Carvalho, e como carvalho queria morrer em pé.
Para que tudo saísse de acordo, havia instruído toda a família, para o caso de alguém esquecer.O quê fazer, para onde ir, a quem avisar, tudo milimetricamente calculado. Marido, filhos, netos, todos sabiam.
Numa noite avisou a filha, falou com o marido, ninguém quis escutar, ela sabia, estava chegando sua hora.
Na manhã seguinte, tudo foi como havia previsto, foi vítima da doença diagnosticada cinquenta anos antes, como havia prometido, morreu em pé.
Nada de maquiador, caixão fechado. As cinzas repousam no Mediterrâneo.
Poucos anos depois, foi a vez do marido, que por sua vez, jamais cogitara a possibilidade da própria morte. Sua imortalidade era certa.
"Papai sempre quis ser cremado", declarou a filha ao funcionário responsável.
"Quis" completou a neta,quase numa pergunta, que era a testemunha. Depois dos rituais, a família deve voltar uma semana depois, ao órgão competente e retirar a urna com os restos mortais de seu ente querido.
O parente, ao retirar a dita urna, voltou para casa e ao mostrar para a família, percebeu, haviam lhe entregado a urna de uma pessoa de nome "Brigite", o nome do nono não era "Brigite", isso temos certeza, assustaram-se os familiares. E se a outra família houvesse já levado a urna com o nosso nono, e espalhado as cinzas sem observar a etiqueta da tampa?
Na manhã seguinte, a famíla correu ao recinto funerário e por sorte conseguiu resgatar as cinzas de sua propriedade.
Voltaram para cas e decidiram que o melhor seria espalhar as cinzas do nono num jardim, bem tranquilo e florido.
A família que havia empenhado tanto esfrço para cumprir todas as exigência da nona, não pode, por pura ignorância cumprir um único último desejo do nonino.
Mas com certeza, nem todo mundo tem uma aventura póstuma como essa !

2 comentários:

Blueberry disse...

Que coisa linda!!
Saudade de vc!
bjo

Anônimo disse...

Curioso seria, se no jardim, sem mais nem menos brotasse um pé de carvalho ...