sábado, 21 de maio de 2011

Me engana que eu gosto

O mundo é movido a promessas sedutoras, reluzentes, já prometeram o Reino dos Céus, já prometeram a vida eterna, isso fez o maior sucesso, na Idade Média o pessoal com a consciência tão pesada quanto o ouro em seus tesouros pagava grandes quantidades do precioso metal para conseguir um pedacinho.  Havia, também, as ameaças, ai o Inferno, fazia o maior sucesso. Tudo estava indo muito bem até que apareceu o Freud e libertou a humanidade da culpa, do peso da moral, explicou a mente humana, deixamos de ser tão inexplicáveis.
O ser humano é um mistério, adora acreditar, sem discutir, acreditamos em cada coisa, agora acreditamos em cabelos lisos, dentes brancos,  pele de pêssego, cintura fina, corpos sarados e magros e tudo sem esforço, num passe de mágica ou numa manobra com raios ultra-sei-lá- o que, numa beliscadinha de agulha ou até mesmo uma "bisturizada".
As Igrejas continuam prometendo vida eterna no céu, mas também agregaram valor ao prometido, as evangélicas andam prometendo também, conforto na terra, se você pagar um tanto, como você quiser,  uma "Casas Bahia" espiritual, você consegue a casa, o carro e outros bens também, a sua escolha
Agora também agem nesse sentido a turma da área comercial de empresas que poderiam se chamar "Enrolation & cia. Encorporation", inventou um jeito infalível de vender a mãe e entregar só um pedaço, a promessa chega pela internet, em propagandas nos sites de relacionamento, pelo email... onde ? Em tudo que é espaço vazio! Produtos e serviços variados, pode ser um jantar romântico num restaurante da moda, um pacote turístico em destino paradisíaco e o melhor e mais infalível, mil tratamentos estéticos.
Promessas enganosas com nomes difíceis, nada muito explicado, virou moda, inventam tratamentos cujo resultado é discutível e ainda oferecem como se fosse uma super oferta! O preço parece muito baixo e a uma esticada de braço do cartão de crédito.
A ideia é vender serviços pelo cartão, só se agenda o serviço depois que já foi pago... dinheiro fácil de gastar!
Será mesmo que são preços módicos? Por apenas R$ 300,00 você compra DEZ sessões de carboxiterapia em uma região do corpo a sua escolha.
Acho que comprar um jantar é uma coisa, comprar a promessa de uma cintura fina é outra!
Comprar um jantar, para dois, em um restaurante x, com data marcada, por  20% do preço? Pode ser desconfortável, vai saber se no dia x, daqui a dois meses você vai estar no clima de jantar a dois, mas é uma proposta atraente, e de fácil avaliação, foi bom? Você fica ligado em outras ofertas, não foi? Você põe foto na mesma Internet, uma amiga encomendou uma cesta de café da manhã, recebeu uma semana depois, as flores estavam murchas e o chocolate derretido!
Mas como avaliar um tratamento que provavelmente você não conhece? Afinal, o pessoal do markenting inventa novos nomes para oferecer velhos serviços, de maneira "acochambrada", como ter certeza que aquelas aplicações daquela substância de origem duvidosa será eficaz?
Acho que a única solução plausível é o comportamento questionador, da mesma maneira que a humanidade saiu da Idade das Trevas (estou simplificando a História), a mesma Humanidade será capaz de superar o consumismo desacerbado, não vai ser assim fácil, somos nós mesmos, os humanos que terão que reagir, essa onda ECOlógica faz parte do caminho, "reduzir, reaproveitar, reciclar", mas antes o povo ECO também vai ter que superar a onda ECOconsumista... a disputa por fatias de mercado que valem milhões.
Aqui em São Paulo as sacolinhas plásticas serão banidas da nossa convivência, tem gente muito preocupada, afinal, muita gente usa as sacolinhas como saco de lixo, economizam assim. Já faz anos que eu não uso essas sacolinhas, uso sacolas "retornáveis".
Acho que de qualquer maneira é preciso ser um pouco desconfiado,  a desconfiança inicial é uma ótima maneira de se proteger de golpes, principalmente dos contos do vigário, e desses no espaço virtual!

2 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Achei muito oportuno o seu texto ... cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém!
Aqui, existe um organismo designado por DECO que pretende e, em muitos casos consegue, funcionar em defesa do consumidor. Suponho, contudo, que o importante seja o consumidor estar vigilante e lúcido face às ofertas mirabolantes, porque "não há almoços grátis".
Tem um selinho para ti no meu blog.
Beijos,
Nina

Paola disse...

Nina,
Aqui tem o PROCON, e funciona, mas não adianta ter órgão de proteção se as pessoas não se cuidam!
Estou indo lá para ver o meu selinho!
Obrigado!