quarta-feira, 13 de abril de 2011

As reflexões da Matilde






Matilde está se estranhando, ela sempre foi sonhadora e engajada, meteu-se em tudo quanto foi causa, abraçou árvore condenada, acorrentou-se em portões de velhos casarões exigindo o tombamento, não a implosão do imóvel. Dizem por aí que ela é ingênua, não percebe a malícia das pessoas.
Lorival fica impressionado, às vezes chama a pobre da Matilde de Polyanna.
Pollyanna, não Matilde está encafifada.
A Adelaide está determinada, precisa e quer emagrecer, já faz uns meses que decidiu perder uns dez quilos, para isso reduziu as porções, fracionou as refeições, não passa fome, deixou de consumir líquidos nas refeições, está tomando uns quatro litros de água por dia, nem se empanturra durante as refeições, está tão decidida, a Adelaide que passou a acordar mais cedo para fazer ginástica, ela está emagrecendo sim... a balança nem sempre é tão generosa quanto as calças penduradas no armário a espera de serem vestidas.
Para animar a amiga, Matilde pegou umas fotos do último Natal e comparou com as fotos que elas tiraram outro dia, a diferença é impressionante.
Ontem, Matilde encontrou uma conhecida na rua, fazia uns três meses que não se viam, a tal conhecida sempre foi gorda, o único exercício que fazia era ir até geladeira. Matilde sabia que ela estava fazendo regime, afinal, quem não está!
Matilde ficou boba, a mulher está magra, ela está uma verdadeira ex-bbb, não sobrou nem sombra do que um dia foram as bochechas, bunda, barriga..., muito magra.
Apesar de ser meio maluca, Matilde achou que a tal conhecida tivesse feito a cirurgia bariátrica, mas se controlou, aprendeu ccom o Lorival dar corda para que o outro se enforque, não entregar o prato-feito.
"Como você está linda! Eu quero a receita, hein!" - a outra responde que agora não janta, que se jogou nas frutas e está correndo. "Mas que beleza...você está tomando remédio?" - não, disse a outra, está se controlando, substituiu o pão branco por pão integral e come uma colher de sopa de aveia para baixar o colesterol.
Matilde ficou lá, com aquela cara de "Ah é?", de me engana que eu gosto. depois de se despedir, Matilde ainda deu uma olhada, não é possível, ela se jogou nas frutas? Quando fica desesperada de fome come cinco bananas? Coitada da Adelaide, tão esforçada e não conseguiu perder esses trinta quilos em três meses!
Voltou para casa com a cara de paisagem que ganhou durante a conversa com a conhecida, ficou remoendo, tentando entender... mas Matilde é ingênua, não percebe que tem gente que mente na maior cara de pau, e nem se constrange!
Ela está com vontade de contar o caso para a Adelaide, mas achou melhor esperar, a Adelaide precisa ver com os próprios olhos!

Um comentário:

O meu pensamento viaja disse...

Por que será? Também não entendo esse tipo de atitude. Devo ser muito burra ( loira já eu sou...), mas seria incapaz de uma posição tão rasteira. Também já senti na pele ajudas desse tipo e, sabe, a princípio recusava-me a acreditar que fosse malícia, mas agora, quando eles vão, eu já venho.
Parabéns pelo belo texto.
Beijos,
Nina