quarta-feira, 1 de abril de 2009

Delírios Globais

Já em Explode Coração, o cigano Igor ensaiava seus passinhos para conquistar a Dara, numa receita inusitada de amor cibernético e povo nômade... como não lembro de maiores detalhes, bola pra frente.
Muita gente viajou na dança do ventre, escola de samba e recentemente até pool-dance bombou na telinha, de verdade não conheço ninguém que tenha aderido à essa modalidade.
No quesito "dancinha-da-novela", A Favorita, foi nula, ninguém saiu por ai oferecendo aula de dança de quadrilha ou canto caipira!
Vai começar uma novela, cujo ator principal é artista plástico, vamos ver, daqui há uns dois meses se algum portal vai dizer que o número de pessoas que procuram escolas de arte aumentou.
Novo ano, novos tempos, agora Kama Sutra, é a palavra da moda, ohhhh (todo mundo junto, e bem forte!) ohhhhhhhhh! A novela está indo para as cucuias, ninguém aguenta mais, tanta babaquice, mas tem gente capitalizando, (cuidado, não vá me cair da cadeira, hein!) tem gente dando aula de Kama-Sutra!!!!! Me explica, please? A mulherada treina os procedimentos antes com as colegas?
Como que ficam os rituais, as sete noites de amor em versão "treino" com as amigas? Ou não são aulas, são palestras ricamente ilustradas com os desenhos do próprio livro?
Não adianta achar que novela pode educar, esclarecer, ampliar conhecimentos, propor discussão, não educa, não amplia, não gera discussão alguma,vulgariza, banaliza, massifica. Não dá para entender como as questões das doenças mentais, a cultura da Índia e o problema da Educação no Brasil, de alguma forma se articularão e vão chegar ao final com propostas sérias, esclarecimentos consistentes.
Numa reportagem que li no Yahoo, estão dizendo que quem mais procura essas aulas são as quarentonas? Gente, acho que estou delirando, estamos no Brasil, país onde, na teoria, todo mundo é liberado, as pessoas lidam bem com o sexo, que a liberação sexual, o amor livre, a troca de casais, a suruba generalizada, tudo liberado, não é? Não? Então quer dizer que não somos um povo tão bem resolvido assim? Que a questão da prostituição infantil, o turismo sexual, são desvios sociais? Ou quem sabe, o Brasil que a Globo promove nas novelas é um delírio tropical que rende milhões à família Marinho?
Lá em 1919, Willian Reich, divulgou sua tese, "A Função do Orgasmo", causou frisson durante muito tempo, muita gente tentou ler, na década de setenta o livro circulava nas sacolas das donas-de-casa que descobriam que ter prazer não era pecado, essa história de descobrir prazer no sexo, não é novidade. Muito menos em terras tupiniquins, ou o Carnaval não é aqui?
Assim como o Kama Sutra, a antiga prática hindu, que na novela virou carne de vaca, outras práticas já foram apresentadas, a Shantala, por exemplo, seria da maior utilidade, muitas mulheres gostariam muito de saber fazer a massagem relaxante em seus filhos, na novela, nenhuma palavra! Só algumas cenas da Nívea Maria massageando a Juliana Paes, que numa cabeça poluída como a minha nasceram ideias impublicáveis. Sobre Yoga? Não, na Índia da Glória Peres ainda não é praticada!
Além da palhaçada com que são retratados os personagens em geral, materialistas, esquisitos, com sotaques estranhíssimos, não imaginei que o sataque de um Braane pudesse ser o mesmo que do Zeca Diabo, sei lá, né?
A novela não decolou, nem vai decolar, quando a obra não respeita a inteligência do telespectador, zap! Ele muda o canal!

2 comentários:

Ana R. disse...

Assim como na novela anterior, se não me engano, as mulheres foram procurar aulas de strip-tease, sei lá, aquela dança "sensual" em volta daquele pau...Ooops!Bota babaquice nisso!

LuMa disse...

Uma das últimas novelas de que me lembro, e que achava muito simpática era Roque Santeiro. Posterior a essa,e pra mim a melhor, permanece a Bem-Amado, por ser brasileiríssima! A cidadezinha de Sucupira era um microcosmo do Brasil, não é mesmo? Beijos.