segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

.. e por falar em Psicologia


Já faz tempo que o mundo não é o mesmo, acho que quando levantou-se a suspeita de que talvez Capitu não tenha de fato traido Bentinho, tudo passou a ser relativizado, pode ser, pode não ser. Depois, veio o grande Millôr e pôs mais lenha na fogueira e sugeriu que Bentinho, pudesse, quem sabe, ter um ciúme latente do Escobar, não da Capitu, aquela história de apertos no seminário, sei não, hein? Essa possibilidade é a verdadeira redenção de Capitu, que nunca ficou provada a traição!
Freud, esse também anda meio na corda bamba, quase desacreditado, dizem por aí, a turma da relativização, que nem todo mundo tem os mesmos traumas e frustrações que ele lá no tempo dele descreveu, afinal o mundo mudou e as pessoas puderam se entender melhor sem tantos recalques, coitada da Ana O! Digamos que desde Freud, o mundo deu muitas voltas, de repente, a inveja das mulheres, não é do pênis, de repente nem são as mulheres que têm inveja.
Ao longo da minha vida, estudando Piaget, Freud, Jung e tantos outros, assistindo tantas aulas, palestras, seminários, pude aos poucos e um pouco entender as pessoas, as reações, algumas coisas demoraram para serem entendidas, outras mais depressa. Ao longo do tempo cada coisa foi tomando seu lugar.
Às vezes, viver uma experiência, mas num outro lugar, é muito interessante, os papéis complementares garantem o real aprendizado que a vida espera de nós.
No meio de todos os papéis que temos na vida, há sempre mais a aprender.
Se ontem fui a filha que se ressentiu de uma atitude intemperada, hoje sou a mãe que pode agir de uma forma mais equilibrada e salvar em mim, o quê no passado não ficou bem. a verdadeira remissão, a verdadeira oportunidade de resolver o quê passou e finalmente deixar onde deve ficar, no passado!

Nenhum comentário: