sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Heranças


Ainda não encontrei uma explicação racional e objetiva. Talvez, não exista explicação!
Uma vez, há uns 10 anos, eu queria comer a lasanha da minha avó, e não tinha mais avó para fazer a lasanha, eu não sabia fazer a massa, eu não tinha a máquina.
Um dia, no auge da vontade, achei uma máquina de macarrão na escada do meu prédio (alguém seguiu as instruções escritas na caixa, e conseguiu, envolver a máquina numa crosta de massa), depois da limpeza, fiz uma pesquisa com familiares, resolvi enfrentar a máquina de macarrão.
O quê aconteceu, naquele dia, foi inesquecível, fui misturando a farinha com os ovos, fazendo o macarrão, sentindo a massa, passando na máquina, sentia impulsos, como se alguém me guiasse, mostrando o ponto, quanto amassar, quanto deixar secando, minha lasanha ficou divina. Depois dessa, muitas foram feitas, já sou uma expert, até massa colorida eu faço!
De maneira semelhante aprendi a bordar, aprendi a fazer crochê.
Fiquei pensando, será que aprendi mesmo sozinha? Será que tantas horas, sentada perto da minha avó olhando com admiração a destreza que tinha com as agulhas e com as panelas, me ensinaram alguma coisa? Presente genético? Desejo?
Não sei, só sei que por essas e outras, posso dizer, talvez ainda não saiba quem eu sou, mas com certeza sei de onde venho.

5 comentários:

Chaves disse...

Huuummmmm!! Lasanha!!!!!

Maria disse...

Você quer?

Cristina Sampaio disse...

Ah, Paola, que bom! Há momentos em que tudo que a gente quer é ter contato com alguém como você, simples assim, sincera dessa forma. Falta tanto isso no mundo.
Beijos

Paola disse...

Sabe , Cristina, estou muito contente, afinal, aos poucos vamos encontarndo nossos pares, pessoas que pensam coisas bacanas e querem repartí-las.
Todos os dias quando visito o Minhas Vozes, sei que vou encontrar algo significativo!
Adoro suas visitas!
Beijos
PAola

Kenia Mello disse...

Paola, adoro a maneira leve e bonita com que você evoca suas lembranças familiares. E, sim, parece esplêndida! :)